Desde 1993, quando começaram a ser utilizados no Brasil, os celulares se transformaram numa preferência nacional e ferramenta de apoio a todas as atividades imagináveis, a ponto de a chamada telefônica se tornar o menos utilizado dos seus recursos.
O celular fornece notícias, educação e entretenimento, permite o ensino à distância, o pagamento de contas, serve para solicitar transporte, entrega de medicamentos e alimentos, possibilita a realização de fotos, filmes e podcasts e o uso de aplicativos para dieta e exercícios, programação de alertas e mais uma lista infinita de interações.
Só no Brasil, existem hoje mais aparelhos celulares do que habitantes; segundo pesquisa divulgada pela Anatel em abril de 2023, eram 251 milhões de celulares para 207,8 milhões de brasileiros.
O celular está tão incorporado à sociedade, que mesmo documentos essenciais como o RG, a CNH e a Carteira Profissional migraram para versões digitais, e por tudo isso não é surpresa que atualmente seja possível também realizar a maior parte de um atendimento laboratorial através deles. E se você lembrou que (ainda) é impossível realizar a coleta remotamente, pense de novo: o paciente pode utilizar seu celular para agendar a coleta domiciliar, o que já é uma facilidade e tanto.
Por todas essas razões, vale a pena listar os principais recursos do LIS Unilab acessíveis a seus clientes através do smartphone, lembrando que para um nicho muito significativo desses clientes – os pacientes idosos, fragilizados, acamados ou com necessidades especiais, o celular se torna peça-chave de conexão com o mundo e consequentemente com a oferta de produtos e serviços. Confira:
Unilab e celular: a união perfeita para otimizar o atendimento do seu laboratório
Atendimento por WhatsApp e Chatbot
O atendimento por WhatsApp rapidamente se tornou a preferência do público. E por várias razões. Por meio dele é possível consultar oferta de convênios, orçamentos, tirar dúvidas como procedimentos, preparações e horários da realização de coleta para os exames, além do já mencionado agendamento para coleta domiciliar.
O uso dos chatbots na medida certa torna esse atendimento ainda mais atencioso e completo, pois os atendentes entram em cena quando são realmente necessários, oferecendo toda sua atenção personalizada ao paciente nos tópicos em que a interação humana é imprescindível e desejável.
Notificações por SMS
O envio automático de mensagens por SMS confere agilidade e praticidade inigualáveis às comunicações entre laboratório e paciente, e pode ser utilizado numa infinidade de situações, como lembretes de exames, mensagens comemorativas, ofertas de promoções ou divulgação de novos serviços, alterações temporárias ou permanentes no horário de funcionamento do laboratório (feriados), instruções de preparação e confirmação de agendamento dos exames etc. Por último, mas não menos importante, o SMS pode conter o link para pesquisa de satisfação após o atendimento.
Cadastro antecipado digital
Durante o atendimento inicial por WhatsApp o paciente pode realizar seu cadastro/check-in remotamente, o que vai resultar em redução de filas, agilidade no atendimento presencial e uma atenção mais personalizada, baseada nas informações coletadas previamente.
Com isso, ele receberá um link pelo WhatsApp para auto check-in no momento que chegar ao laboratório, passando diretamente à fila de coleta, ou ainda escanear o QR Code no totem de atendimento, todas essas facilidades tornadas possíveis com o uso do celular.
Confira: Gestão de atendimento, entenda a importância do atendimento digital.
Resultados online
O celular acompanha seus usuários o tempo todo, durante o repouso em casa, no trabalho, no lazer. E nenhuma dessas situações precisa mais ser afetada pela necessidade da retirada dos laudos de exames laboratoriais.
Com eles, o paciente fica despreocupado para seguir com seus planos depois da coleta, sabendo que logo após a liberação poderá consultar seus resultados a qualquer horário e esteja onde estiver, inclusive com a possibilidade de encaminhá-los imediatamente ao médico. Aliás, o público prescritor é outro que se beneficia desta facilidade, pois pode examinar as análises tranquilamente no aplicativo e antecipar o início do tratamento, se necessário.
Para naturalizar o uso de todos esses diferenciais de atendimento via celular entre seus clientes e o público prescritor, não basta que eles existam. Você deve tornar a informação acessível em todos os pontos da jornada do paciente, desde o implemento do tráfego pago no Google Ads para engordar a estatística de acessos à sua plataforma até as visitas presenciais, uma ótima oportunidade para expor ao cliente a conveniências dos recursos digitais, através de material de divulgação e contato direto com a equipe.
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