Já pensou que às vezes você pode estar deixando de aproveitar algumas das melhores oportunidades de divulgação do laboratório? Muitos aplicativos do dia a dia são multifuncionais e, ao investir neles, nada mais justo que você os usufrua plenamente. Se ficou curioso, estamos falando de um dos utilitários mais populares em operação na recepção presencial do laboratório: o monitor de TV. E se você acha que o máximo que ele pode fazer é exibir as chamadas de senhas, acompanhe as dicas a seguir!
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O monitor de TV é seu grande aliado no gerenciamento de filas
Sim, já se tornou praticamente impensável organizar sua recepção e salas de coleta sem o auxílio da telona. Isso porque é ela que exibe as senhas de chamada para atendimento, seja no guichê para realização do cadastro e verificação dos procedimentos de preparo, seja para coletar a amostra ou outros serviços menos utilizados atualmente, como a retirada de exames impressos. Integrada aos aplicativos do módulo de gestão de atendimento do LIS Unilab, a TV está conectada ao totem de atendimento, com distribuição preferencial das chamadas entre os pacientes prioritários, como idosos ou portadores de necessidades especiais, e ao computador, que permite aos colaboradores da sala de coleta acompanhar o andamento da fila em tempo real e chamar os atendimentos seguintes de forma ágil por meio do Touch Screen.
Mas existem ainda muitas outras formas de utilizar seu monitor de TV, e é sobre elas que vamos falar agora. Isso porque, caso você não tenha percebido, o monitor se torna um foco permanente da atenção dos pacientes durante o tempo passado no laboratório, e você deve tirar o máximo proveito disso para passar outras informações além do andamento da chamada das senhas.
Utilizar a TV para divulgar exames e serviços é uma ótima ideia
Ainda que a maioria dos pacientes chegue ao laboratório portando uma prescrição específica do médico, existe uma infinidade de exames, novos ou que ainda não são do conhecimento do cliente ou do próprio prescritor, e você pode aproveitar a oportunidade da espera para coleta para divulgá-los. Alguns desses exames são de última geração, como o PrecivityAD2™ para detecção precoce do Alzheimer, ou os testes moleculares para intolerâncias alimentares ou alergias. Há ainda os testes genéticos para investigação das predisposições orgânicas frente à nutrição ou desempenho esportivo, e outros que se referem a contextos não necessariamente de cuidados de saúde, como o Teste de Paternidade, o Toxicológico ou a Sexagem Fetal. Em todos esses casos, o momento em que a atenção do paciente está toda voltada para a tela pode ser também o melhor momento para informá-los sobre esses produtos. E o mesmo vale para serviços como a coleta domiciliar e empresarial e o estímulo à utilização dos resultados online. Você estará informando o paciente sobre possibilidades que ele provavelmente ainda nem sabia que existiam!
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A TV pode tirar dúvidas e informar dicas enquanto os pacientes aguardam
Dúvidas comuns sobre cuidados antes da realização dos exames como, por exemplo, o que está permitido consumir durante o período de jejum, são uma boa forma de distrair o cliente e educá-lo para os procedimentos enquanto aguardam a chamada. A lista de questionamentos é extensa e inclui se mulheres podem coletar sangue no período menstrual, porque é importante informar as medicações que estão sendo utilizadas ou de que forma a atividade física pode alterar os resultados dos exames se praticada na véspera da coleta.
Outra boa ideia é apresentar um pequeno passo a passo para a coleta de urina, ou ainda informar sobre os cuidados para evitar hematomas após a coleta de sangue. Dicas de saúde e de prevenção, como orientações para um estilo de vida mais saudável, estímulo ao check-up regular e alerta para o malefícios do álcool, tabagismo e sedentarismo também são muito importantes, mas cuide para que esses conteúdos tragam o equilíbrio certo entre leveza e informação relevante, pois a ideia não é criar um momento de ansiedade para o paciente durante sua estada no laboratório.
Use a TV do laboratório para divulgar seus diferenciais, como a acreditação
Nada de modéstia nessa hora. O paciente que está aguardando precisa saber que escolheu bem onde realizar seus exames, e tudo que você tem a oferecer em excelência e qualidade técnica. Produza um rápido material informando o que significa ser um laboratório acreditado e/ou certificado, conte a ele também sobre outras certificações conquistadas pelo laboratório, e não deixe de noticiar os investimentos em novos equipamentos com tecnologia de ponta, explicando como, na prática, eles vão beneficiar os usuários, seja com maior precisão ou mais rapidez na entrega dos resultados. Divulgue também, é claro, a abertura de novos postos de coleta, a contratação de novos convênios e o fechamento de parcerias.
A programação de vídeos da recepção pode e deve incluir atualidades
Descobertas científicas na área da saúde, notícias que digam respeito à qualidade de vida (inclusive bem-estar mental e emocional), matérias sobre meio-ambiente e natureza, dicas direcionadas à educação infantil, tudo isso pode fazer parte do seu repertório. Pois tudo isso vincula o laboratório à realidade e ao cotidiano dos pacientes, fortalecendo a identificação.
Nesse mesmo sentido, não esqueça de datas importantes como o Dia das Mães e dos Pais, festas de final de ano, aniversário do município, e datas de conscientização para a saúde como o Outubro Rosa e Novembro Azul. Aproveite também para avisar sobre horários extraordinários de funcionamento em feriados, alterações nos endereços das demais unidades, etc.
Algumas dicas de ouro sobre os vídeos e imagens veiculados na recepção do laboratório:
Lembre-se de que sua equipe de atendimento presencial passa longas horas no local, e a repetição exaustiva de uma mesma locução pode gerar um estresse muito considerável para eles.
Por isso, regule o som para baixo ou opte por material sem som quando isso for possível, com as devidas exceções, como uma entrevista com o dono/gestor do laboratório ou uma animação infantil musicada.
Prefira imagens de fácil visualização à distância, assim como texto em tamanho razoável e utilizando fontes bem legíveis.
Não se esqueça de informações úteis como horário e temperatura no canto da tela, e varie a programação para não se tornar cansativa.
De acordo com sua disponibilidade, você pode investir em animações, em vídeos produzidos por agências especializadas ou em textos simples, porém bem redigidos, lembrando que o público ali presente é leigo e não tem interesse em explicações muito técnicas ou muito longas. Aliás, um minuto, em formato de informativo, é bastante tempo, portanto fique atento à duração de cada material exibido.
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Todo esse universo valioso de informação surge a partir de uma funcionalidade essencial a todo laboratório competitivo: a gestão do atendimento presencial através do monitor de TV, a partir de aplicativos do LIS Unilab. Agende uma demonstração o quanto antes, e potencialize a experiência dos seus pacientes no laboratório!