O final de ano é o melhor momento para um balanço entre falhas e acertos na sua gestão, projetando o que deseja para seu negócio no próximo período. Se melhorar o faturamento está entre suas principais metas, o quanto antes você delinear suas estratégias para alcançá-lo, melhor. Reunimos três tópicos fundamentais para tornar seu laboratório mais rentável no ano que vem, acompanhe!
Conheça, e evite, os erros mais comuns no comercial de laboratórios!
1. A equipe comercial é a ferramenta mais importante para turbinar sua receita
Sua equipe de vendas está na linha de frente na conquista pelo cliente, e tudo que você investir nela tem retorno garantido. Se vai realizar alterações no time, certifique-se de que sabe onde buscar e como atrair os profissionais mais qualificados. Além de publicar anúncios nas redes sociais e em mídias tradicionais, como jornais impressos e rádios (se elas ainda forem expressivas na sua região, especialmente para seu público), você pode e deve utilizar sua rede de contatos para conseguir boas indicações. Vale a pena mobilizar também sites especializados em buscas de vagas, como Catho e Infojobs, e pesquisar no LinkedIn. Tenha em mente as características desejáveis para esses colaboradores, como capacidade de comunicação, agilidade de raciocínio e empatia.
Uma vez encontrada a seleção dos seus sonhos, saiba também como manter esses profissionais, evitando o turnover. Oferecer um bom clima organizacional e uma atmosfera de cooperação é importante para o engajamento da equipe com os objetivos do laboratório, portanto ofereça canais de comunicação onde diversos problemas, como de relacionamento ou falta de sincronia entre departamentos, possam ser resolvidos antes que tomem dimensões indesejadas. Isso pode ser feito através de reuniões periódicas para feedback e dinâmicas de integração entre os funcionários.
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Finalmente, treinamento, reciclagem e qualificação constantes são outro ponto a implementar. Lembre-se de que não adianta reunir os melhores colaboradores se não tiver como oferecer a eles os melhores recursos para atingir os resultados desejados. É nesse momento que seu LIS pode fazer a diferença. O módulo comercial VendAI do Unilab chega propondo uma verdadeira revolução na forma como são realizados os atendimentos – e as vendas – no laboratório. Com ele, sua equipe comercial tem acesso a informações que possibilitam oferecer exames de maior interesse para cada cliente, baseadas no cruzamento dos seus dados de cadastro com as necessidades relacionadas a esse perfil, como citopatológico para mulheres em idade reprodutiva ou PSA para homens na meia-idade. E tudo isso acontece simultaneamente ao atendimento. Além disso, uma tabela Kanban gerada pelo próprio aplicativo rastreia e oferece um relatório dessa interação, do orçamento ao faturamento.
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2. Nunca subestime o poder do marketing digital na batalha pelo mercado.
Um engano comum é pensar que operar o marketing digital do laboratório é tão simples como gerir suas redes sociais pessoais. Nada disso. O marketing digital tem objetivos específicos – no caso, promover a divulgação da imagem do laboratório e o crescimento do seu empreendimento – e exige conhecimento especializado para que se possa tirar o máximo proveito dele. Isso inclui domínio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), entendimento das diferenças e conveniências de uso de tráfego pago x tráfego orgânico em cada momento, e expertise no uso das linguagens verbais e visuais mais indicadas para cada objetivo, postagem e campanha. Além disso, o tempo gasto quando você decide gerir pessoalmente suas redes sociais, de forma menos produtiva, é um tempo precioso que poderia estar sendo empregado em outras tarefas de gestão nas quais sua presença é indispensável, como projetos de crescimento ou organização interna. Dispensar assessoria especializada acaba sendo uma economia que sai cara.
Já quando você contrata uma agência especializada para cuidar do seu marketing digital, o retorno é fácil de ser contabilizado. Desde sua identidade visual até as campanhas disparadas de acordo com o calendário de eventos mais relevantes, desde a integração do laboratório com a comunidade até a divulgação dos diferenciais e serviços nos momentos mais oportunos, tudo isso será administrado da forma mais eficiente para ganhar pontos junto ao seu público. E sem que você precise se preocupar com mais nada. E se for uma agência inteiramente voltada ao segmento laboratorial, ainda melhor.
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A Acelera Marketing, por exemplo, acumula experiência imbatível nesse mercado, e além de conhecer a fundo as necessidades dos gestores dos laboratórios, constantemente desenvolve novos produtos que vem ao encontro dessas necessidades. É o caso do Acelerabox, um pacote de vídeos sob assinatura mensal, produzidos com qualidade profissional impecável e que abordam assuntos relevantes das análises clínicas, datas comemorativas e marcos institucionais do setor. Um serviço que pode colocar seu laboratório na dianteira das tendências do marketing digital, multiplicando geometricamente seu alcance.
3. A jornada do cliente envolve mais que a precisão dos resultados.
Sim, é claro que a precisão máxima dos resultados é condição inegociável para todo laboratório de análises clínicas. Mas lembre-se de que a escolha do laboratório onde o cliente irá realizar seus exames também envolve a emoção, ou seja, acolhimento, humanização, e diferenciais que sejam percebidos como uma preocupação extra com seu bem-estar. Na verdade, a jornada do cliente começa ainda antes, com o cultivo das boas relações com os prescritores, como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, etc. Promover a visitação médica é um cuidado essencial, e você pode torná-la ainda mais eficiente utilizando os relatórios emitidos pelo LIS Unilab, que informam as indicações por profissional da saúde, permitindo consolidar os laços com aqueles mais assíduos no laboratório e iniciar a aproximação com os demais.
Entenda a jornada do cliente, e saiba conduzi-lo até você!
Como já mencionado, uma série de diferenciais podem vir ao encontro das melhores expectativas do cliente, e você deve estar preparado para oferecê-los. São eles que vão atrair e fidelizar o público, oferecendo aquele plus que torna o atendimento realmente humanizado. Confira:
Uso de chatbots humaniza o atendimento
Sim, por mais estranho que pareça, o uso de chatbots pode humanizar o atendimento. O aplicativo agiliza o contato, respeitando o tempo do paciente, e permite ao atendente humano dispensar mais atenção ao cliente quando o contato humano é realmente necessário. Lembre-se, no entanto, de que os chatbots devem seguir um esquema eficiente e intuitivo, que contemple também o público menos familiarizado com a tecnologia. Ofereça sempre a alternativa de voltar ao início do menu ou falar com um atendente, e cuide para que o script seja simpático e respeitoso sem ser excessivamente formal.
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Coleta domiciliar e coleta empresarial ganham mais adeptos dia a dia
Se antes realizar seus exames sem sair de casa parecia uma alternativa voltada apenas aos pacientes acamados, fragilizados ou com limitações de locomoção, agora a coleta domiciliar vem ganhando a preferência dos clientes que priorizam conforto e agilidade. O mesmo vale para a coleta empresarial, um serviço muito atraente para as empresas, que podem realizar os exames laborais de seus colaboradores sem deslocamentos nem interromper a rotina do trabalho.
Estrutura inclusiva e acolhedora é um atrativo essencial
A visita ao laboratório sempre envolve algum grau de ansiedade, e tudo que puder ser oferecido para minimizá-la terá efeitos poderosos sobre a experiência do paciente. Um ambiente bonito, climatizado, funcional e confortável agrega muito ao seu produto. Disponibilize agrados, como café e chá junto ao dispenser de água, TV e revistas, um espaço kids lúdico e divertido, e um cantinho do desjejum apetitoso. Importante: aproveite o espaço da sala de espera para divulgar serviços e novidades do laboratório em cartazes ou vídeo na tela de chamada das senhas.
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Equipe especializada em públicos diferenciados valoriza o paciente
Atendimentos especializados em públicos específicos como neurodivergentes, infantil ou da terceira idade comunicam respeito e apreço pelos paciente. Por isso, vale a pena investir nesse treinamento dos seus colaboradores. E aqui entra em cena também o seu feeling, para localizar entre sua equipe aqueles mais dotados para essa função.
Oferecer resultados online é mandatório para laboratórios competitivos
A visualização dos resultados online rapidamente ganhou a preferência dos pacientes, e não é por menos. Ela permite que os resultados sejam conhecidos assim que liberado o laudo, através de avisos por SMS ou WhatsApp. O paciente pode acessá-los através do note ou do celular, a qualquer hora, esteja onde estiver e, se desejar, pode habilitar o acesso do médico ou encaminhar diretamente a ele os documentos.
Pesquisas de satisfação também agradam aos clientes.
Além de serem uma poderosa fonte de informação para aprimorar seus serviços, as pesquisas de satisfação disparadas por SMS, WhatsApp ou e-mail após concluído o atendimento são recebidas pelo cliente como uma manifestação de cuidado e interesse, e uma oportunidade para fazer valer sua opinião. Não deixe de usar esse recurso!
Para entender como o LIS Unilab pode ajudá-lo a implementar todas essas medidas rumo ao aumento do seu faturamento em 2025, entre em contato, e agende uma demonstração. Conte também com a expertise da Acelera Marketing para desvendar o potencial do marketing digital a seu favor. Você vai se surpreender!