Você já ouviu falar em benchmarking? Essa é uma ferramenta de gestão que envolve comparar os processos, práticas e desempenho da sua empresa com outras, para detectar tendências, comparar diferenciais e até mesmo aprender com os erros da concorrência. A ideia do benchmarking não é copiar nem “roubar” ideias, mas sim conhecer melhor o mercado onde você está inserido e utilizar métricas para delimitar exatamente onde você está nesse segmento. Em outras palavras, é como medir o que você está fazendo em relação a outras empresas do mesmo setor, aprendendo com as melhores práticas e buscando formas de otimizar sua operação.
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Praticando o Benchmarking para seu Laboratório de Análises Clínicas
Para o gestor do laboratório de análises clínicas, o benchmarking também significa uma estratégia valiosa de posicionamento e crescimento. Ela permite identificar como estão seus produtos e serviços em relação a outros laboratórios do seu mesmo contexto, e aos padrões do setor. Isso pode ser feito comparando indicadores como:
- Tempo de entrega de resultados;
- Eficiência de processos internos;
- Índices de satisfação do cliente;
- Custos operacionais.
Ao realizar essas comparações, o laboratório pode descobrir onde está se destacando e onde há espaço para melhorias. Por exemplo, se um laboratório percebe que seus concorrentes entregam resultados de exames de maneira mais rápida, ele pode investigar as técnicas usadas por esses laboratórios e implementar ajustes para otimizar sua própria operação.
Como ter acesso às informações da concorrência para o benchmarking do seu laboratório?
Embora concorrentes tenham a tendência de ser reservados entre si sobre assuntos como produtividade, planejamento interno e retorno das iniciativas implementadas, existem muitas formas perfeitamente éticas para acessar as informações que você deseja. Confira algumas delas:
1. Frequentar eventos do setor laboratorial é uma grande oportunidade de benchmarking.
Eventos presenciais e virtuais, como congressos, seminários e feiras do setor, são uma ótima oportunidade para descobrir, da forma mais amigável, o que andam fazendo e que dificuldades e sucessos andam experimentando seus concorrentes ou os gestores de outras regiões. Mas lembre-se: através do networking, essa é uma via de mão dupla, e você também precisa compartilhar seus próprios relatos!
2. Redes sociais dos laboratórios concorrentes são um celeiro aberto de informações.
Se essas informações estão abertas à visualização, é porque seus pares no mercado não se importam de compartilhá-las. Passeie pelas redes sociais, descubra as novidades, não deixe de ler os comentários, especialmente elogios e críticas. Confira os sites de avaliações para descobrir o que os clientes pensam sobre os serviços e quais falhas mais os incomodam.
3. Relatórios públicos de grandes laboratórios também alimentam seu benchmarking
Mesmo que você esteja gerindo um laboratório de menor porte, pode ser interessante conhecer os relatórios anuais e trimestrais com informações sobre desempenho financeiro, estratégias de crescimento, investimentos e estrutura de custos das grandes redes de laboratórios. Esses relatórios podem ser acessados por meio de sites corporativos, relatórios de investidores e instituições reguladoras.
4. Publicações do setor laboratorial podem trazer insights inestimáveis para sua gestão.
Revistas, blogs e artigos do setor de saúde e análises clínicas frequentemente publicam estudos de caso, análises de mercado e entrevistas com líderes do setor. Essas publicações podem fornecer insights sobre as práticas da concorrência e as tendências do mercado. E não se esqueça também de procurar publicações de pesquisas de mercado disponibilizadas por empresas de consultoria, que podem trazer dados comparativos sobre volume de exames, preços, tempo de entrega e satisfação do cliente.
5. O Benchmarking Colaborativo é uma realidade no setor da saúde.
Em alguns setores, como o de saúde, organizações podem colaborar para compartilhar informações de benchmarking com o objetivo de melhorar o desempenho coletivo. Isso é feito por meio de parcerias com associações e redes de laboratórios que compartilham boas práticas. Pesquise e encontre esses bancos de informações valiosas!
Confira: 6 indicadores fundamentais para a gestão do laboratório!
Sem indicadores confiáveis, não há métricas para o benchmarking
O LIS é uma ferramenta essencial para a gestão eficiente de um laboratório de análises clínicas. Ele armazena, organiza e facilita o acesso a todos os dados operacionais e clínicos do laboratório. E para o benchmarking, um LIS como o do Unilab pode ser extremamente útil de várias formas, já que sem o controle dos dados corretos do seu próprio laboratório por meio de indicadores, torna-se impossível a comparação com outros laboratórios e a avaliação de onde você se situa no mercado. Veja como o LIS Unilab pode ajudá-lo na prática do benchmarking:
O módulo de Gerenciamento Financeiro emite relatórios de custo e de produção em tempo real, por setor e por unidade. Gera demonstrativos de resultado e de competência e gráficos descomplicados para acompanhamento de receitas e despesas. O gestor também pode acompanhar a margem de contribuição por convênio e ponto de equilíbrio das suas atividades através de análises em tempo real.
Já a coleta informatizada do módulo de Gestão do Atendimento permite avaliar o tempo de atendimento e de coleta, por atendente e por unidade. E você dispuser do módulo comercial VendAI, poderá acompanhar todo o processo de comercialização dos seus produtos e serviços, do primeiro cadastro ao faturamento em tempo real, controlando sua receita através de uma tabela Kanban!
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Um LIS robusto e funcional como o Unilab pode turbinar seu benchmarking!
De nada adianta promover as ações para levantar informações sobre seus concorrentes, se você não dispuser dos indicadores necessários para saber onde seu laboratório se situa nesse contexto. É aqui que o LIS Unilab entra para apoiar seu benchmarking. Agende uma demonstração, e descubra tudo que o LIS Unilab pode oferecer!