O mercado da saúde vem crescendo muito no Brasil, sendo bastante dependente do sucesso dos planos de saúde. Os laboratórios de análises clínicas também têm forte ligação de dependência com o sucesso das operadoras. Dados apontam que menos de 6% do volume de exames realizados são feitos por particulares, sendo que são realizados uma média de dez milhões de exames mensais. Assim, podemos ter uma ideia do volume demandado por meio dos planos. A concorrência no ramo também é bastante acirrada: contam-se por volta de 17 mil laboratórios no país. Por isso, é preciso se diferenciar.
Quando se monta um negócio, é essencial manter-se atualizado sobre os diferentes temas ligados a ele. Estar por dentro das principais tecnologias é a chave para disputar lado a lado com os principais concorrentes. Tanto na área técnica quanto na administrativa, é importante inovar, ser dinâmico e eficiente. Por isso, trazemos um checklist com os principais itens tecnológicos de um laboratório de análises clínicas:
Software Integrado ao TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar)
O TISS foi criado com o intuito de unificar as guias de todas as operadoras de planos de saúde, com o objetivo de a padronizar e aprimorar a comunicação de informações administrativas, financeiras e técnicas referentes às despesas dos beneficiários dos planos de saúde privados.
Investir nesse tipo de tecnologia é obrigatório, pois como já dissemos, os laboratórios realizam muitos exames por meio dos planos de saúde. Além disso, a ANS (Agência Nacional de Saúde) tornou a adoção do sistema compulsória.
Interfaces Variadas
Com a ideia de comunicação padronizada, surgem os softwares que contam com diversos tipos de interface e que buscam automatizar e agilizar diversos procedimentos.
Por estar conectado a diversos tipos de aparelhos, o software dispensa a digitação de resultados e troca de dados, minimizando as chances de erros e cortando custos (ter uma pessoa que fique responsável por fazer o trabalho, por exemplo).
O software também permite a comunicação entre as áreas técnicas e administrativas, ajudando a integração e controle do estoque. Também, ao se tratar da área administrativa, a função de contas a pagar atrelada ao faturamento é bem útil, evitando atrasos (isso gera custos) e facilitando as funções do setor.
Essa comunicação aprimorada também se aplica a clínicas, hospitais e laboratórios de apoio que podem receber solicitações e devolver resultados diretamente via sistema, sem a necessidade de cadastros manuais.
Biometria e foto / Informatização das filas de coleta
Ter um software que trabalhe com o sistema de biometria associado a fotos agiliza e traz mais segurança ao atendimento. A informatização das filas de coleta vão auxiliar na otimização o tempo de cadastro na recepção e organizar melhor a fila para coleta, levando em consideração pacientes prioridade e emergenciais. A união dessas duas ideias vai impactar de forma positiva na qualidade do atendimento do laboratório.
Site/SMS
Os clientes dão cada vez mais valor a tudo que possa poupar tempo e dinheiro. Portanto, manter o website da empresa sempre atualizado e funcional é muito importante. Por lá, os pacientes podem acessar os resultados dos seus exames e também seu histórico. A comunicação de algumas informações via SMS também é interessante, como confirmação de horários e aviso de resultados disponíveis. Agiliza a comunicação e dá um tratamento mais próximo ao cliente. São ferramentas úteis, que fazem diferença na hora de atrair e fidelizar.
Vale a pena destacar que é muito importante prezar pela qualidade dos equipamentos e programas adquiridos, mesmo que possa ser um pouco mais dispendioso. Investir em tecnologias de acessibilidade também pode ser um diferencial para o seu laboratório.
Enfim, como podemos ver, tecnologia é um diferencial para o seu laboratório e vale bastante a pena. Entretanto, deve ser feita uma pesquisa de mercado e um bom plano de negócios. É preciso definir os serviços oferecidos pelo laboratório, para que não haja custos a mais. Deve-se sempre prezar pela qualidade. Gostou das dicas? Comente!