As relações interpessoais precisam ser valorizadas. Cordialidade, gentileza e simpatia são características importantes que devem ser mantidas entre colegas de trabalho, facilitando o convívio. Sem estes pequenos gestos conflitos podem aparecer, podendo comprometer o clima de uma organização.
É necessário sempre agir com ética, tendo atitudes que não prejudiquem quem está no seu entorno, o que ajudará no equilíbrio dos relacionamentos profissionais.
Nós não escolhemos nossos colegas de trabalho e precisamos trabalhar em equipe. Para isso o uso das palavras pode ser crucial, pois elas podem passar empatia ou antipatia, tudo depende de como usá-las e expressá-las.
Então é fundamental exercitar a forma como nos expressamos, já que pequenos gestos podem modificar os ânimos em qualquer ambiente corporativo.
Obrigado
É uma palavra simples que expressa o reconhecimento por um favor ou gentileza recebida. Agradeça sempre, um obrigado alegra o dia de seu colega de trabalho e das pessoas ao seu redor.
Quem diz obrigado fica ligado ao outro e, por isso, sente o desejo de retribuir uma ação, então um obrigado resulta em outro obrigado. Quem recebe um favor se sente pré disposto a retribuir.
De nada
Normalmente se fala sem pensar no significado. O de nada significa que quem fez o favor desobriga o outro de retribuir uma ação. Então se o outro fizer uma gentileza é porque quer e não por se sentir obrigado a fazê-la.
Por favor
É uma maneira gentil de um indivíduo pedir o cumprimento de algo de seu interesse. O por favor faz com que o outro execute a ação com mais prontidão e boa vontade.
Além de demonstrar educação de quem diz, emite a mensagem de que esse alguém precisa de ajuda e quem escuta se sente valorizado porque é quem poderá ajudar.
Desculpa
Não se pode acertar sempre, mas se algo deu errado, pedir desculpa ameniza esse erro. A palavra atenua uma culpa e melhora o relacionamento de quem errou algo, mostrando maturidade ao reconhecer algo que não foi bom.
Com licença
É uma solicitação para interromper o outro, mostra entre linhas que se tem respeito pelo outro. O tom de voz será importante para mostrar humildade e respeito.
Bom dia, boa tarde, boa noite
É um ato de boa educação saudar colegas de trabalho. Deve-se dizer de forma cordial e é fundamental que quem saúda realmente queira que o outro tenha realmente um bom período.
Desejar com um sorriso no rosto, melhora ainda mais essa ação.
Tchau, até logo, até amanhã, bom descanso
Despedir das pessoas no final do dia também é algo de bom tom. O que todos sabemos é que gentileza gera gentileza e se pudermos tornar o ambiente de trabalho um local agradável, trabalhar será sempre melhor.
Um local mais leve, com boas palavras melhora o humor de todos e com isso é possível executar as atividades de forma mais tranquila e eficiente. Quando, a relação entre os colaboradores se dá com respeito e cordialidade, tudo flui para melhor.
Sentir bem durante o trabalho é fundamental para a eficiência, para a saúde da empresa e das pessoas que ali trabalham.
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