O Selo de Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade de Laboratórios Clínicos, ou simplesmente Acreditação Laboratorial, pode ser adotado por laboratórios, governamentais ou não, de forma voluntária e deve ser realizado com periodicidade.
Ele é emitido por diversas Instituições Científicas devidamente reconhecidas, como o PALC, o ONA, o INMETRO e o DICQ — Sistema Nacional de Acreditação — que será apresentado neste texto.
A Acreditação concede à organização um certificado de avaliação de conformidade com um conjunto de padrões pré-estabelecidos, comprovando a implementação de um sistema de gestão da qualidade com capacidade organizacional e técnica, mas que vai além do reconhecimento deste sistema, preocupando-se com a organização como um todo, do pré ao pós-analítico.
A adoção do selo de Acreditação proporciona maior credibilidade ao laboratório que o possui, assegurando a qualidade dos diagnósticos, dos prognósticos e dos tratamentos.
Pré-requisitos para solicitar a Acreditação Laboratorial
Para dar início ao processo de Acreditação, é necessário que o laboratório solicitante possua, além do comprometimento da alta gestão e o envolvimento da equipe como um todo, uma série de documentos comprobatórios que possuam a descrição da sua estrutura organizacional e da sua identidade jurídica, além de seus processos de gestão de qualidade já existentes, sendo eles:
- Manual de qualidade;
- Procedimentos da qualidade;
- Instruções de trabalho;
- Formulários de registro;
- Listas, planos e tabelas de controle de documentos;
- Registros da sistemática do laboratório;
- Processos de melhoria contínua.
Processo de requisição da Acreditação Laboratorial
Após organizar os documentos citados, o laboratório deve preencher a ficha de inscrição do laboratório clínico e o formulário de solicitação de Acreditação.
Estes dois formulários devem ser encaminhados ao DICQ, junto com os comprovantes de pagamentos das taxas referentes ao processo e a documentação para análise. Durante este processo, o DICQ pode solicitar melhorias ou ajustes no manual de qualidade.
Avaliação da requisição de Acreditação Laboratorial
Durante a avaliação da requisição, o laboratório deverá apresentar algumas documentações comprobatórias sobre sua situação subdivididas em basicamente 9 áreas:
- Organização;
- Estrutura física;
- Equipamentos;
- Reagentes;
- Processos;
- Documentação;
- Segurança do trabalho;
- Descarte de material biológico;
- Medição, análise e melhorias do sistema de gestão da qualidade.
Assinatura do contrato entre o DICQ e o laboratório
O DICQ pode aceitar a solicitação de Acreditação ou indicar melhorias nos processos para que seja realizada, posteriormente, uma nova avaliação da requisição.
Marcação da data de auditoria inicial de Acreditação
Após a análise da documentação, marcam-se as auditorias da comissão de Acreditação para a avaliação da infraestrutura e dos equipamentos e o acompanhamento dos processos do laboratório.
Durante estas visitas, os auditores avaliarão estes pontos e emitirão um relatório que fará parte do processo de acreditação requerido pelo laboratório.
Emissão de Certificado de Acreditação pelo DICQ
Caso o laboratório receba uma avaliação positiva ao final do processo, será encaminhado um ofício junto ao Certificado de Acreditação e o Escopo de Acreditação emitidos pela DICQ, além do símbolo de Acreditação e sua autorização de uso.
O período de vigência do selo de Acreditação é de 3 anos, podendo ser revogado antes deste tempo caso ocorra a verificação de inconformidades na gestão de qualidade durante auditorias.
Pronto! Agora que você sabe como se preparar para a Acreditação Laboratorial, é só dar início ao processo. Mas, se ainda restou alguma dúvida, fique à vontade para nos perguntar nos comentários.