As empresas de todos os setores estão investindo pesado na melhoria da relação com os seus clientes. Em tempos de alta competitividade e concorrência acirrada, tornou-se quase obrigatório buscar um diferencial para que os consumidores se mantenham fiéis ou pelo menos não descartem fazer negócios futuros com o seu empreendimento.
No setor de saúde, isso não é diferente. Tradicionalmente um meio discreto nas estratégias de marketing e relacionamento, essa área já começa a se preocupar um pouco mais com as maneiras de reter o seu público. Uma das melhores formas de conseguir isso – talvez a melhor – é garantindo um bom atendimento ao seu paciente. Quer descobrir algumas ótimas dicas para conseguir isso? Então não deixe de conferir o post de hoje.
Invista na sala de espera
O ambiente do laboratório é fundamental para um bom atendimento. Por mais que você seja excelente nos processos e serviços, o local do empreendimento vai dizer muito sobre você e será um grande diferencial para conquistar ou não o seu paciente. Fique atento para a famosa sala de espera: ela precisa ser organizada, contar com revistas novas e jornal do dia, ter boa iluminação e temperatura adequada e um bebedouro funcionando em bom estado. Uma televisão também é uma ótima ideia – especialmente se seu tempo de espera for um pouco elevado. Procure oferecer conforto e seu público definitivamente ficará mais satisfeito.
Abra sua agenda
Mais opções de horário são uma excelente ideia para prestar um bom atendimento. Oferecer o maior número possível de dias e horas disponíveis é uma atitude inteligente, pois você salta na frente da concorrência. Atender aos sábados, por exemplo, pode ser importante para uma parcela dos pacientes que não podem faltar ao trabalho. Dias e horários alternativos são outro diferencial: deixa sua agenda bem flexível, proporcionando consultas em diversos períodos e, se possível, à noite também.
Treine seus funcionários
Seus funcionários – especialmente sua secretária – serão sua primeira linha de contato com os pacientes. Por isso mesmo, é primordial que eles falem a língua do bom atendimento. Proporcione treinamentos, cursos, palestras e, acima de tudo, procure expor seus valores éticos, sua missão e sua intenção em oferecer a melhor experiência para seus clientes. Esteja sempre disponível e próximo dos seus colaboradores, mas exija que o tratamento seja adequado e que eles compartilhem do mesmo desejo de levar o empreendimento ao sucesso.
Seja profissional
Em todos os ramos, as pessoas esperam profissionalismo, mas na área de saúde isso é ainda mais importante. Um bom atendimento precisa se pautar no tratamento profissional destinado ao paciente: demonstre interesse, seja polido, não use termos ou expressões difíceis e tente dar a resposta que seu cliente demanda. Muitas vezes, ele estará ali não só buscando um diagnóstico ou um remédio, mas sim uma cura para suas dores, que podem ser as mais diversas possíveis. Assim, é na figura do médico que muitas pessoas veem a possibilidade de alívio. Pense nisso cada vez que uma pessoa cruzar a porta da sua clínica!
Não se esqueça do que vem depois
Quem disse que o atendimento acaba quando o paciente sai do seu laboratório? O período posterior pode ser tão ou mais importante para um bom atendimento do que o atendimento em si. Utilizar um sistema que possibilite a comunicação via SMS pode melhorar muito o relacionamento paciente-laboratório, sendo a principal mensagem o aviso do resultado disponível. Lembre-se também que o SMS pode ser utilizado para parabenizar pelo aniversário e para felicitações esporádicas como o Natal por exemplo. Esse carinho pode fazer muita diferença e certamente trará seu público mais vezes para sua empresa.
Esses são alguns dos segredos do bom atendimento. Ele é essencial em dias competitivos como os de hoje e pode fazer seu laboratório ter resultados ainda melhores no final do mês. Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Conte para a gente nos comentários!