Você já deve ter notado que vivemos, atualmente, em um momento marcado por grandes e repentinas transformações. É bem verdade que muitas dessas mudanças foram desencadeadas pela chamada “revolução digital”, que mudou a forma como consumimos, fazemos negócios e nos comunicamos. No entanto, muita coisa também mudou na forma como nos relacionamos e organizamos nossas instituições, e a gestão de laboratório certamente não ficou de fora dessa.
Uma das inovações trazidas por esse fenômeno é a aplicação do conceito de sinergia na gestão das nossas instituições. Trata-se de um termo que surgiu no mundo dos negócios, e hoje vem sendo empregado nos mais variados setores, como educação e saúde, por exemplo.
A sinergia tem ajudado muitas empresas a crescerem e prosperarem e pode fazer o mesmo pelo seu laboratório, desde que, tanto os donos como os funcionários, conscientizem-se da sua importância.
Para saber um pouco mais sobre o assunto, continue a leitura deste post!
Afinal, o que é sinergia?
A palavra sinergia é de origem grega e originalmente significa cooperação ou esforço coletivo, com vistas a alcançar um objetivo. No mundo empresarial, a sinergia é vista como o motor que impulsiona o trabalho em equipe.
Uma equipe sinérgica é aquela em que líderes e liderados têm igual importância dentro do trabalho a ser realizado. Além disso, seus membros estão alinhados na forma de pensar e agem harmonicamente na busca pelos objetivos comuns. A equipe que não possui sinergia pode ser comparada a um barco que não sai do lugar porque cada um rema em uma direção diferente.
Como conquistar a tão sonhada sinergia?
Muitos gestores ficam chocados com os resultados que obtém em termos de sinergia com a implementação de medidas relativamente simples. Se você ainda não está muito familiarizado com o conceito, confira a seguir 5 dicas importantes de como conquistar a sinergia no contexto da gestão de laboratório!
Relação entre donos e funcionários
Em primeiríssimo lugar, é importante destacar que não adianta nada exigir sinergia dos funcionários se os donos do laboratório não agem de forma sinérgica, dando o exemplo. É preciso que estejam em harmonia e saibam se comunicar bem entre si e com os colaboradores, repartindo responsabilidades de forma equilibrada e conveniente.
Integração
É preciso manter em mente que a sinergia não é um processo de exclusão, mas de inclusão! O objetivo é evitar que colaboradores atuem de forma isolada, em descompasso com o que vem sendo feito por seus colegas. Por isso, é importante democratizar o palanque e incentivar, sem pressão excessiva, a participação de cada um, já que algumas pessoas são mais fechadas.
Tolerância
A tolerância é um valor que deve ser prestigiado não apenas da porta do laboratório para fora. É importante que os funcionários se acostumem a trabalhar com opiniões diferentes e saibam respeitar o ponto de vista dos seus colegas. Esse diálogo tem muito a ensinar a todos!
Reconhecimento
O reconhecimento e a gratidão são valores que podem e devem ser cultivados dentro da empresa. Saber reconhecer o bom trabalho e o esforço de funcionários ou colegas é uma atitude contagiante e que tem um imenso peso na autoestima e na motivação do grupo como um todo.
Equilíbrio emocional
Por mais racionais e profissionais que busquemos ser no dia a dia do laboratório, não podemos negar que nossas emoções são a força motriz de todo o nosso agir. Sendo assim, os líderes devem criar planos de contenção de crises, bem como um conjunto de práticas voltadas à manutenção do equilíbrio emocional durante os períodos mais difíceis para evitar que decisões importantes sejam tomadas de forma impulsiva.
E aí, gostou das nossas dicas sobre a importância da sinergia na gestão de laboratório? Tem alguma informação relevante a acrescentar? Deixe um comentário!