Com o avanço das gerações e da tecnologia, esquemas de organização horizontal estão cada vez mais em alta. Assim, torna-se importante que as informações sejam o mais centralizadas possível, a fim de manter toda a equipe trabalhando como uma engrenagem, evitando o retrabalho. Quando a estrutura do negócio é imprescindivelmente dividida em setores — como é o caso de laboratórios —, como é possível melhorar a comunicação?
Pensando nos desafios de gerenciar um negócio onde o trabalho é tão coletivo e todas as partes são quase que igualmente relevantes para o sucesso dos processos, preparamos 3 dicas para que os setores do seu laboratório se comuniquem melhor. Confira!
Mantenha a gerência aberta para o diálogo
Se você faz a gestão do laboratório, temos uma boa notícia: a melhoria na comunicação vai começar em você. Mantenha a sua equipe sempre atualizada de todos os processos em andamento, além de estimular a colaboração dos colaboradores por meio de opiniões, comentários e/ou sugestões.
Um bom método para colocar essa dica em prática é estabelecer um meio de integrar a equipe, como usar um mural ou criar um grupo para divulgação das notícias pertinentes à empresa, planos futuros, etc. A sua postura também deve ser colaborativa: aceite as ideias e dê voz para os profissionais que atuam no seu negócio.
Incentive a sua equipe
A comunicação depende muito da iniciativa dos trabalhadores. Portanto, é impossível ter como objetivo a melhoria do fluxo de informações sem fazer uma boa gestão de pessoas.
Manter-se aberto para o diálogo enquanto gestor já é uma forma de incentivar a sua equipe, mas outras medidas podem ser tomadas:
- até onde é possível, dê autonomia aos profissionais em suas funções;
- mantenha-se a par do andamento das tarefas, por meio de relatórios ou ferramentas de gerenciamento;
- dê feedbacks constantes, sem excessos;
- elimine as possibilidades de informações cruzadas, garantindo que todos tenham acesso à mesma informação;
- promova situações para que os colaboradores socializem fora do âmbito corporativo, realizando eventos ou atividades de comemoração;
- alinhe programas de incentivo para que os colaboradores se engajem em trabalhar mais unidos a fim de conquistar o objetivo estipulado.
Invista na integração das áreas
Para que todas essas atitudes exemplares que citamos fluam, é preciso que as áreas do laboratório trabalhem em harmonia, isto é, não apenas com as pessoas interagindo, mas em prol do bom desenvolvimento da demanda de cada setor.
Além da parte operacional, a administração precisa ser organizada. Caso contrário, você vai acabar com uma ótima equipe trabalhando no seu negócio, mas com uma estratégia falha e ineficiente, ou seja: desgaste desnecessário.
Em primeiro lugar, o planejamento. Depois, o financeiro juntamente aos recursos humanos, sem esquecer da área comercial, da logística e do setor de marketing. Pergunte-se: as áreas conversam entre si?
Se você sente que a comunicação — que não é apenas emitir informações, mas sim obter uma resposta diante disso — está falha graças a um desalinho na estratégia, é recomendável buscar por ferramentas que possam lhe orientar nesse sentido.
Para melhorar a comunicação interna do seu laboratório, entre em contato conosco. Vamos ajudar a livrar-se de erros administrativos, obtendo mais controle sobre os processos da sua empresa!