A tomada de decisões financeiras é um fator determinante para o sucesso de uma organização. Ainda que o ramo de atuação seja relacionado à saúde, como é o caso do laboratório de análises clínicas, a gestão segue embasada em metodologias administrativas que servem como direção para que o negócio alcance seus objetivos e cresça.
Diante desse cenário, fazer o controle financeiro se torna imprescindível, uma vez que a empresa precisa sobreviver no mercado, ser competitiva e usar seus recursos para potencializar sua atuação dentro da área na qual é especializada. Por isso, ter uma boa estrutura para tomar decisões é muito importante.
A direção do laboratório deve contar com bases e ferramentas eficientes que apresentem cenários reais acerca da sustentabilidade financeira do empreendimento. Essas informações dão suporte para que o futuro da organização seja determinado, elegendo as melhores técnicas a serem implantadas nesse sentido.
É sobre esse assunto que falaremos hoje, apresentando 3 vieses fundamentais para que a tomada de decisão do seu laboratório seja melhorada, falando principalmente do setor financeiro. Quer saber quais são os pontos que merecem mais atenção? Continue conosco na leitura deste artigo!
Estabeleça claramente os objetivos
Quando falamos em recursos, questões quantitativas não podem ser ignoradas. Enquanto isso, ao abordarmos gestão, o planejamento e a estratégia devem andar lado a lado. Seguindo essa linha de raciocínio, o planejamento estratégico funciona como aliado das exatas.
Sendo assim, você deve alinhar os grandes objetivos do setor financeiro do laboratório com a quantidade de tempo e as aplicações pontuais necessárias. Se você deseja duplicar o número de exames realizados, por exemplo, deve estabelecer o tempo para alcançar esse resultado.
Por isso, o plano de negócios é um modelo fundamental para dar sequência aos trabalhos da empresa, pois ele mapeia os objetivos, direcionando as metas. A primeira dica é que elas sejam ousadas, mas não impossíveis, visto que almejar metas não factíveis desmotiva a equipe e faz com que o negócio fique parado. Defina:
- aonde você quer chegar;
- quais meios tem para alcançar e como vai fazer isso;
- em quanto tempo;
- aplicando quais recursos;
- em qual quantidade e como vai medir o resultado.
Outra dica de ouro é manter o fluxo de caixa sob controle, realizando projeções por período com base no movimento usual das finanças do laboratório. Mantenha os registros atualizados e não deixe nenhuma falta sem a devida explicação. Use os dados contábeis de maneira estratégica, como norte para situar o real momento financeiro da organização.
Estude profundamente o seu cliente
Quando falamos em conhecer os clientes, não é apenas para a prestação de atendimento excelente, mas também porque eles simbolizam um elemento mercadológico essencial para que a gestão tome decisões financeiras, como em relação a demanda e o público-alvo.
Mais uma vez, tornamos à importância do planejamento estratégico: o levantamento de informações do mercado é que vai trazer as bases necessárias para as ações da empresa. Essas ações, quando bem executadas, levam o empreendimento ao sucesso.
Desse modo, as decisões têm que ser tomadas com fundamentos reais, obtidos por meio de pesquisas e ferramentas de análise. O pior erro de uma administração é confiar em achismos.
Ao entender o cenário no qual o laboratório atua, a postura da organização pode ser melhor direcionada. Conhecer o consumidor ideal dos serviços que a empresa presta vai abrir espaço para que a gestão pense em como chamar a atenção dele, atendê-lo com excelência e fidelizá-lo.
Todos esses direcionamentos envolvem investimento e movimento de capital e recursos. Portanto, para tomar as decisões financeiras mais eficientes — que vão levar à perpetuidade e expansão do negócio — é preciso obter dados sólidos sobre a sua demanda e seu cliente ideal.
Identifique as complicações nos processos
Assim como os erros de direcionamento da demanda nos recursos — no sentido de não atingir o público-alvo ou atendê-lo de forma infrutífera — causam a estagnação do laboratório, a má gestão do tempo e das tarefas pode acarretar em prejuízos financeiros.
O controle de estoque, os cuidados com a segurança e a otimização das tarefas da equipe são imprescindíveis para que a organização funcione sem erros e desperdícios. Lembre-se de que o mau encaminhamento desses itens são sinônimo de má administração de recursos.
Se materiais são perdidos ou a equipe gasta muito tempo em algum processo, a empresa está perdendo dinheiro. Sob essa ótica é sumamente importante procurar meios de interromper esses problemas, trazendo a inovação à tona para aplicar novos métodos de realizar os processos defeituosos.
Ao encontrar um gargalo, procure a causa dele. Quando os resultados forem negativos ou não os esperados, faça o caminho de volta no processo, percorrendo todo o mapa de andamento até encontrar qual parte não obteve qualidade na execução.
Retrabalhos significam perdas financeiras, uma vez que consideramos que o tempo, o esforço e os materiais usados inicialmente foram desperdiçados. Além disso, processos ruins posicionam mal a empresa no mercado, já que entregam baixa qualidade em seus produtos finais.
Integrar a gestão e automatizar processos é uma solução vantajosa
Use a tecnologia a favor da administração do laboratório. O software de gestão integrada é uma ferramenta que torna a gestão mais eficiente, agregando valor aos serviços prestados e mantendo a empresa competitiva.
Isso se dá graças às facilidades que o sistema traz. Em primeiro lugar, ele mantém as informações centralizadas, tanto referentes a agendamentos e atendimentos quanto aos dados financeiros e de gestão de pessoas.
Quando se tem essa visão dinâmica dos elementos da organização, fica mais simples gerar relatórios de acompanhamento, usando indicadores de desempenho para medir o quanto os resultados estão compatíveis com o que foi planejado. Assim, é possível ajustar o que não estiver de acordo.
Além disso, ao agilizar o acesso e busca por informações, automatizando contatos e padronizando os lançamentos em sistema, por exemplo, riscos de erros são eliminados, enquanto a equipe se livra de trabalhos pontuais, ganhando em produtividade. Busque por um software que atenda esses quesitos e colabore com o trabalho do seu laboratório.
Fazer a gestão financeira de forma eficiente não significa unicamente lucrar, mas também saber direcionar e realocar os recursos, aplicando energias no que realmente traz resultados significativos. Sendo assim, concluímos que há diversos caminhos para o aprimoramento da administração de finanças: busque dominar todos eles!
A tomada de decisões financeiras está intrinsecamente ligada ao planejamento estratégico do laboratório e às formas de medir os frutos dos trabalhos desempenhados. A situação financeira da empresa reflete diretamente o sucesso dos processos internos, pois eles determinam o que a organização vai entregar de valor.
Para analisar com precisão as despesas do laboratório a fim de direcionar bem os lances financeiros, levante as informações sobre a real situação dos setores e investimentos. Além disso, mantenha-se inteirado no assunto: baixe esse ebook sobre como reduzir custos no laboratório