O associativismo é uma prática mercadológica muito útil para empresas cujos negócios tenham algum elemento em comum, como a utilização da mesma matéria-prima ou até mesmo um produto final similar. Na realidade, essa estratégia permite que duas ou mais empresas unam forças a fim de obter benefícios comuns.
Mas para que essa ação dê certo, as organizações precisam se estruturar e se certificar de que a metodologia é viável para as particularidades de cada negócio. Quer conhecer as vantagens que podem ser obtidas por meio do associativismo e como é possível implantá-lo em seu laboratório? Então, continue lendo este post e descubra como incrementar o seu negócio.
Quais as principais vantagens do associativismo?
As pequenas e médias empresas passam inúmeras dificuldades ao enfrentar a concorrência das grandes corporações. E muitos desses obstáculos são comuns, de modo que se torna vantajoso que elas se unam para elevar a qualidade dos produtos e serviços, somando forças e suprindo mutuamente suas deficiências. Veja a seguir as principais vantagens dessa estratégia.
Mais competitividade
Quando os laboratórios se integram a fornecedores, com a cadeia de suprimentos e até mesmo com sindicatos, tornando possível deixar os preços mais competitivos e também para fazer ações de co-branding.
Menos fragilidade
Mais especificamente no caso dos laboratórios, lacunas e deficiências da operação podem ser compensados com a entrada de um ou mais parceiros. Por exemplo, quando um laboratório não pode realizar determinado procedimento por falta de equipamento ou de profissionais, contar com outro laboratório para realizar o exame e não perder o cliente pode ser uma ótima estratégia.
Redução de custos
Há ainda a possibilidade de reduzir custos com suprimentos. Quando duas empresas se unem para adquirir uma maior quantidade de itens, consegue preços mais baixos, diminuindo os gastos e evita-se a falta de produtos!
Como formar esse tipo de parceria?
As possibilidades do associativismo são muito atrativas para um laboratório, podendo mudar seu lugar no mercado sem precisar crescer a sua infraestrutura. Mas afinal, como é possível obter uma parceria para gerar tais resultados? Existem diversos meios para adquirir esses benefícios, conheça alguns a seguir!
Crie associações
Nas associações, que usualmente não possuem fins lucrativos, um grupo de pessoas ou empresas podem zelar por um interesse comum. Desse modo, os envolvidos podem trabalhar para cuidar de aspectos de mercado, financeiros etc.
Forme cooperativas
Uma cooperativa é a junção de 20 ou mais pessoas que formam um grupo para satisfazer as necessidades econômicas e objetivos gerais. Ela atua por meio de uma empresa de propriedade coletiva.
Integre redes de empresas
Empresas com objetivo comum criam um vínculo a fim de melhorar a competitividade em algum setor. O objetivo das parcerias é se unir a empresas que possibilitem aumento do lucro, renda e investimentos acessíveis.
O associativismo pode trazer muitos benefícios para os laboratórios que se unem para se beneficiar. O posicionamento da clínica no mercado é otimizado, sem que haja a necessidade de expandir a estrutura da organização. Desse modo, todos os envolvidos, em vez de competirem entre si em um nível mais baixo, podem se integrar para concorrer lado a lado com as grandes empresas.
Gostou de conhecer o poder de uma estratégia como o associativismo para melhorar o desempenho do seu laboratório? Quer estar sempre por dentro de conteúdos que almejam alavancar a gestão da clínica? Nos siga em nosso Facebook e também no YouTube, postamos sempre o melhor conteúdo para o seu empreendimento de saúde!