Foi-se o tempo em que o mercado laboratorial era liderado apenas pelas grandes redes. Hoje em dia, existem diversos estabelecimentos na área, o que, ao mesmo tempo em que facilita o empreendedorismo no ramo, aumenta o desafio de vencer a concorrência. É aí que entra a importância das estratégias de crescimento, capazes não só de manter o seu laboratório no mercado, mas também de fazer dele um sucesso com o público.
Não há nada mais prejudicial para um estabelecimento do que a estagnação. Pensar que essa questão funciona diferente para o ramo da saúde é um grande equívoco. Um laboratório pode (e deve) buscar meios para inovar, seja em atendimento ou em tecnologia, para aumentar o seu rol de procedimentos e alcançar novos públicos.
Se você ainda está se perguntando o que são essas estratégias de crescimento, continue lendo. Listamos abaixo 5 estratégias principais para você começar agora mesmo a colocar em prática.
1. Comunicação digital
Hoje em dia, podemos dizer que a internet é algo que faz parte da vida das pessoas. Por que não utilizá-la então para estabelecer canais de comunicação direta com o seu público? Estar presente em sites e redes sociais e adotar mecanismos de comunicação por e-mail e WhatsApp são meios eficazes de “conversar” diretamente com seus pacientes. Confirmações de exames e consultas, bem como plantão de dúvidas, podem ser facilmente geridos por essas ferramentas.
2. Inovação e tecnologia
Ainda falando em tecnologia, a cada dia surgem novas ferramentas. Os sistemas de gestão especializados em laboratórios ganham novas versões, os meios de emissão de laudos e envio de resultados ao paciente se modernizam e novas estratégias para o alcance do público-alvo são disponibilizadas. Estar atento a essas novidades e aberto a analisar de que formas elas podem ser implantadas é uma maneira de manter-se à frente.
3. Propósito de negócio
Por que você escolheu o investimento em um laboratório como forma de empreender? É claro que o que leva uma pessoa a escolher determinado ramo não é somente a questão financeira. A formação acadêmica e o nível de afinidade com o serviço em questão também fazem toda a diferença. Portanto, pense nisso na hora de inovar para crescer. O que você pretende proporcionar ao seu público? É importante pensar em ações que não desviem o estabelecimento de sua visão, missão e valores.
4. Foco nos colaboradores
Estabelecimentos ligados à saúde são muito mais dependentes do fator humano do que podemos imaginar. Não estamos falando somente em saúde, mas em relacionamento e outras questões subjetivas. Pacientes precisam de um bom atendimento para se sentirem acolhidos e se fidelizarem. Entretanto, o atendimento também é realizado por pessoas: os colaboradores. Oferecer treinamentos e prezar pelos níveis de satisfação dessas pessoas faz toda a diferença no resultado dessa equação.
5. Estabelecimento de padrões
Para oferecer um atendimento diferenciado ao público, é necessário estabelecer padrões. Dessa forma, traçar estratégias que determinem meios para a realização de cada procedimento é benéfico e ajuda a criar uma imagem do laboratório no mercado. É assim que um estabelecimento de pequeno ou médio porte pode caminhar até tornar-se uma verdadeira referência.
Como se pode ver, as estratégias de crescimento são fundamentais para ajudar o seu laboratório a expandir-se, tanto em número de atendimentos, quanto em abrangência de procedimentos.
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