A transformação digital tem afetado empresas de todos os setores, oferecendo mais eficiência e otimizando processos. Esse é o caso da inteligência artificial na área de saúde, que já começou a ser utilizada, inclusive, em laboratórios de análises clínicas.
De fato, o uso da inteligência artificial está crescendo justamente no momento em que os estabelecimentos do setor buscam mais inovação e precisão nos diagnósticos.
Ainda não sabe como funciona essa tecnologia? Neste post mostraremos a você os principais benefícios da inteligência artificial na área de saúde e por onde começar a utilizá-la. Ficou interessado? Então continue a leitura!
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial é um ramo de estudo da ciência da computação na qual se criam dispositivos e softwares que simulam a capacidade humana de pensar.
Dessa forma, as ferramentas podem raciocinar, fazer cálculos, perceber padrões em uma base de dados, tomar decisões e resolver problemas complexos.
Na área da saúde, a inteligência artificial pode ser usada para identificar melhores tratamentos, comparando os resultados de diferentes pacientes.
Também é possível detectar doenças ainda nos estágios iniciais e até mesmo planejar ações para melhorar os processos e a gestão de modo geral.
Quais os benefícios de usar a inteligência artificial na área de saúde?
Não é por acaso que cada vez mais instituições investem em inteligência artificial na área de saúde. Obviamente, os benefícios variam de um negócio para outro, mas, em geral, podemos mencionar os principais a seguir.
Rapidez no processamento
Os resultados alcançados com e sem o uso de softwares com alta capacidade de processamento podem até ser os mesmos. No entanto, no segundo caso, demoraria muito mais tempo — até mesmo décadas — para obtê-los.
Mais precisão
Sem a inteligência artificial, também seria preciso realizar cálculos bem complexos para chegar a esses resultados de maneira precisa. Por outro lado, utilizando-a para diagnósticos, por exemplo, a precisão pode chegar a 100%.
Otimização de processos e recursos
Da mesma forma, em um cenário sem a inteligência artificial, seria necessário usar muitas máquinas e pessoas para alcançar resultados precisos. Com ela, porém, todo o trabalho é realizado por um software.
Maior base de dados
A inteligência artificial permite, ainda, o armazenamento e o processamento de uma grande base de dados em espaços cada vez menores. E isso tende a aumentar, já que essa tecnologia está em constante evolução.
Por onde começar a usar a inteligência artificial na área de saúde?
O potencial para usar a inteligência artificial na área de saúde é imenso. Por isso, separamos apenas os usos mais comuns, que já foram implementados e estão apresentando resultados excelentes.
Armazenamento de dados
Sabemos que um laboratório está constantemente gerando dados. Se eles forem armazenados de maneira correta, podem ser usados para melhoria de processos e obtenção de resultados mais eficientes.
Para isso, é necessário ter um programa capaz de armazenar e processar as informações com rapidez, como os softwares de inteligência artificial.
Diagnósticos mais precisos
Com essa tecnologia, dá para comparar os resultados dos exames com uma grande base de dados, apontando maiores evidências de uma doença. Assim, o laboratório pode entregar laudos mais precisos e em menos tempo.
Prontuários eletrônicos
As informações dos pacientes também podem ser armazenadas de maneira mais inteligente. Os prontuários eletrônicos podem ser otimizados, facilitando o atendimento e o relacionamento com os usuários do laboratório.
Previsões e planejamento
Com a inteligência artificial, é possível entender e antever diferentes cenários relativos à gestão do laboratório. Dessa forma, pode-se tomar decisões mais acertadas e planejar melhor as finanças e todos os recursos do negócio.
O fato é que a inteligência artificial na área de saúde já é uma realidade. Portanto, vale a pena conhecer e se beneficiar dessa tecnologia inovadora, que está transformando a rotina dos laboratórios de análises clínicas.
Gostou do nosso conteúdo sobre inteligência artificial na área de saúde? Quer saber mais sobre o assunto? Então confira também nosso artigo sobre as principais tecnologias utilizadas em laboratórios!