Você sabe quais são os indicadores de qualidade de um laboratório? Vivemos em um mercado altamente competitivo, que exige que busquemos diferenciais para ganhar a preferência dos pacientes. Entretanto essa questão está longe de ser uma “missão impossível”, visto que há aspectos que se pode analisar de modo a mensurar a qualidade do seu atendimento.
São os indicadores de qualidade que determinarão se você está no caminho certo para o sucesso junto ao público. Trata-se de aspectos simples do dia a dia, que fazem toda a diferença na forma pela qual as pessoas enxergam o seu laboratório. Trabalhar tais questões ajuda você a elevar a qualidade dos seus serviços.
Para você entender melhor do que estamos falando, listamos abaixo alguns desses principais indicadores.
Tempo de espera para atendimento
Você tem conseguido atender seus pacientes no horário em que eles marcaram (ou pelo menos o mais próximo disso possível)? O tempo que as pessoas permanecem esperando para ser atendidas inevitavelmente refletirá em seu nível de satisfação com seus serviços. Por essa razão, vale a pena mensurar qual é esse tempo médio e buscar otimizá-lo.
Se concluir que os atrasos vêm sendo frequentes e significativos, vale a pena repensar a estrutura da sua agenda. Talvez seja o caso de agendar pacientes com maior intervalo entre um e outro, ou simplesmente alinhar expectativas com a sua equipe para que os atendimentos sejam realizados mais rapidamente, sem que a qualidade se perca.
Segurança X Qualidade
Os materiais empregados para a realização dos exames são de boa qualidade? Um laboratório também lança produtos no mercado e precisa zelar pela qualidade destes. Isso porque uma das principais missões de um laboratório é garantir a saúde e integridade das pessoas, e isso só é possível a partir de determinados cuidados que envolvem substâncias e manuseio de pacientes.
Lembre-se de que danos à saúde dos pacientes desviam você do seu principal objetivo e ainda podem resultar em prejuízos irreversíveis à imagem da sua instituição. Portanto, é importante entender a responsabilidade que é exigida de um gestor de laboratório para cumprir com tais exigências.
Fluxo de caixa
Não é porque você visa a saúde e bem-estar do seu paciente que a situação financeira não é importante para o seu laboratório. Precificar exames nem sempre é tão fácil quanto parece: você deve confrontar a média do mercado no qual está inserido e os custos para realização dos procedimentos.
Entender o fluxo de caixa do seu estabelecimento permite mensurar se você está caminhando para o “vermelho” e fazer algo para evitar que isso aconteça. No quesito finanças, o equilíbrio é fundamental: seus preços não podem ser abusivos, mas também precisam garantir que você não terá prejuízos.
Os indicadores de qualidade servem como um termômetro. Quando eles não vão bem, é necessário realizar ações corretivas. Isso pode envolver as estratégias para crescimento, a implantação de melhorias (seja a partir da aquisição de novos equipamentos ou treinamento de pessoal), o combate aos desperdícios e outras medidas.
Se este post foi útil para você, não deixe de assinar a nossa newsletter para ter acesso a outros materiais importantes para o crescimento do seu laboratório.