O mercado de análises clínicas no Brasil está em plena ascensão. As grandes movimentações no setor são capazes de provar isso, injetando cada vez mais capital nesse tipo de prestação de serviço.
As pessoas também estão cada vez mais exigentes, principalmente no que diz respeito à área da saúde, já que ser saudável se tornou uma tendência nos últimos anos.
Pensando nesse assunto, hoje trouxemos as principais práticas de sucesso para laboratórios. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre essa atuação e se preparar para obter destaque nesse mercado, está no lugar certo. Continue conosco e descubra!
Quais são as principais tendências do mercado de análises clínicas?
Tudo hoje em dia tem a ver com tecnologia. Para a área médica, isso também já é uma realidade — a chamada saúde 4.0 –, uma vez que diversos empreendimentos fazem adesão a equipamentos de ponta, interfaces intuitivas, sistemas de integração e tudo o mais.
Agilidade no atendimento
Um dos pontos principais de utilizar tanto a tecnologia é agilizar o atendimento. Você já ficou o maior tempo na fila aguardando uma coleta de exame, e depois de X dias foi buscar o resultado, perdendo tempo de trabalho ou de estudo?
Esses processos são muito onerosos e não cabem mais na clínica de quem quer ser competitivo no mercado.
Procedimentos online
Tanto o agendamento de exames quanto a visualização de seus resultados podem ser ações realizadas online. Seja por meio de um site, sistema ou de um aplicativo, os laboratórios estão automatizando a comunicação. Quando o seu exame fica pronto, você já é notificado no seu celular, por exemplo.
Além disso, otimizar processos por meio da automatização também faz bastante diferença nos custos, pois nenhum atendente precisa mais ficar ligando para todos os pacientes para confirmar a consulta: o próprio sistema lembra a pessoa de que o dia está chegando.
Além disso, recursos como impressão se tornam obsoletos.
Foco na experiência do paciente
Verdade que quem faz gestão já sabe: qualidade é igual a cliente satisfeito. Nesse caso, os pacientes dos laboratórios precisam sentir que o que vale no atendimento é o seu conforto e bem-estar.
Por isso também, o atendimento humanizado está em alta. Pessoas querem sentir que a empresa se importa com elas. A tecnologia colabora nesse sentido, permitindo que o cadastro do paciente fique disponível para todos os setores envolvidos, bem como as atualizações sobre o laudo médico.
Mesmo que a comunicação seja automatizada, a personalização faz a sua parte, tornando o contato mais próximo.
Entrega de valor
O planejamento estratégico bem estruturado ganha destaque na entrega dos serviços de alta qualidade. Quando as diretrizes estratégicas da clínica são delineadas com precisão, toda a equipe consegue se alinhar a essa cultura interna. Dessa forma, até quem está na linha de frente consegue expressar a razão de ser do laboratório.
Sendo assim, pergunte-se: o que eu entrego? O negócio de um laboratório não é apenas fazer coletas, analisar materiais e passar o resultado da análise adiante.
É preciso pensar em qual é o valor gerado por aquele serviço para as pessoas que o consomem. Lendo sobre “Golden Circle”, você pode entender bem esse ponto.
Gestão orientada a resultados
O gestor do laboratório precisa pensar de forma visionária. Por isso é tão importante planejar, pois uma visão sistêmica vai permitir que pontos estratégicos, táticos e operacionais sejam definidos e controlados. A equipe de trabalho, os fornecedores, o marketing, incluindo o marketing digital, são todos fatores de peso.
Quando se fala em mercado de análises clínicas, não se deve deixar de lado o principal fator dessa sentença: o seu objetivo não é apenas sobreviver, mas ser competitivo, ter diferenciais, dominar sua área, crescer constantemente e perpetuar o seu posicionamento. Não é assim?
Para isso, leia o nosso artigo sobre como montar um laboratório de análises clínicas e fique por dentro das vantagens e desafios desse empreendimento!