Gerenciar um laboratório envolve diversos desafios. São muitas variáveis para fazer a gestão e é fundamental realizar um monitoramento adequado, verificando como está o desempenho das práticas diárias.
Os indicadores de qualidade são ferramentas extremamente necessárias nesse processo, porque eles contribuem para a identificação de falhas e potencialidades, assim como para o desenvolvimento de medidas corretivas.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo especial com informações sobre os indicadores de qualidade e os principais erros que prejudicam o desempenho do seu laboratório. Ficou interessado? Continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto!
O que são indicadores de qualidade e como eles funcionam?
Os indicadores de qualidade são ferramentas para monitorar a performance do estabelecimento, em termos de eficiência, efetividade e eficácia. A maior parte deles utiliza métricas, ou seja, traduzem uma variável em um padrão quantitativo.
Por exemplo, para verificar a produtividade do setor de coleta em um laboratório, é possível mensurar quantas foram realizadas e o número de recoletas. Esses valores são comparados às metas preestabelecidas pelo laboratório.
A partir dessas informações, é possível identificar os pontos positivos da instituição e diagnosticar problemas. Desse contexto, você pode desenvolver medidas corretivas e continuar monitorando os processos periodicamente.
Quais são os principais erros que prejudicam os indicadores de qualidade do laboratório?
Há várias falhas que prejudicam os indicadores de qualidade no laboratório. Veja quais são as principais, a seguir!
1. Falta de treinamento da equipe
Os treinamentos são essenciais para instrumentalizar os colaboradores com os conhecimentos necessários para realizar o atendimento e os procedimentos com qualidade. A falta de treinamentos prejudica diretamente o desempenho da equipe, gerando aumento do número de falhas e retrabalho.
A credibilidade do estabelecimento está associada ao desempenho de seus profissionais, que são os representantes do laboratório para o paciente.
Assim, manter uma taxa de capacitação elevada na companhia é essencial para ajudar os colaboradores a lidarem com o dinamismo dos processos em saúde e a construírem alternativas viáveis para o enfrentamento de desafios.
2. Investimento insuficiente em automação
Um investimento insuficiente em tecnologia cria um fluxo de processos que está, em maior parte, embasado no trabalho manual. Isso gera uma maior suscetibilidade a erros, uma reduzida eficiência e a demora dos procedimentos em geral.
A automação cria condições para que o laboratório tenha mais agilidade, produtividade e efetividade. Falhas são minimizadas e, quando ocorrem, podem ser detectadas de forma precoce. Além disso, a automação facilita a rotina dos profissionais, otimizando os procedimentos e permitindo que os colaboradores possam focar nas análises e na realização de um bom atendimento.
3. Falta de revisão de resultados
A revisão de resultados é um procedimento fundamental para o laboratório. Ela permite perceber a qualidade geral do trabalho, identificar problemas de forma precoce e fazer as correções necessárias.
Um erro em um exame gera diagnósticos equivocados, o que pode ser extremamente prejudicial para o paciente. Além disso, a imagem do laboratório fica comprometida. Por isso, as revisões de resultados devem fazer parte da rotina do estabelecimento.
4. Taxa elevada de atrasos em exames
A taxa elevada de atraso nos exames reflete a produtividade do laboratório. Quando esse indicador está alto, é preciso avaliar todo o fluxo de trabalho para verificar em que momento da cadeia produtiva está ocorrendo problemas. Atrasos podem indicar, por exemplo, uma necessidade de automação e capacitação para acelerar os processos.
Nesse contexto, é essencial melhorar a produtividade do estabelecimento, sendo que os atrasos devem ser evitados ao máximo. Valorize a entrega pontual associada à qualidade e precisão. Como já mencionamos, para aumentar a produtividade, o investimento em tecnologia pode ser uma excelente estratégia, gerando crescimento e agilidade para a empresa.
Os indicadores de qualidade são muito importantes para os laboratórios. Eles contribuem para o monitoramento de desempenho e para a identificação e correção de equívocos. Esses recursos criam condições para um bom controle dos processos, o que maximiza as potencialidades da instituição e possibilita melhorar aspectos que estão com desempenho abaixo do esperado.
Gostou de aprender quais são os principais erros a serem evitados no laboratório? Então, aproveite para conferir como aumentar a produtividade do estabelecimento!