A pandemia de Covid-19 tem caráter global e vem trazendo diversas consequências para o mundo e o Brasil. Os governos e a sociedade estão se articulando em uma série de medidas preventivas, sendo o isolamento uma das ações mais importantes. Os sistemas de saúde estão se mobilizando, altamente impactados pelo grande volume de contaminações e pela facilidade de propagação do coronavírus.
Nesse contexto, a gestão de crise no laboratório é essencial para que o estabelecimento possa enfrentar as dificuldades que têm surgido. Preparamos este conteúdo especial com dicas sobre como fazer o gerenciamento de crise no laboratório. Continue acompanhando para aprender mais sobre o tema!
1. Melhore a comunicação com os pacientes
A pandemia de coronavírus é um momento de insegurança e apreensão. As pessoas precisam de condutas sólidas das instituições de saúde. Os laboratórios devem realizar investimentos em uma boa comunicação, fornecendo informações com prontidão, transparência, precisão e agilidade.
É essencial apoiar-se nos fatos e em fontes confiáveis, com posicionamentos adequados à situação. Isso envolve trazer as preocupações e recomendações necessárias, estimulando as ações preventivas, mas sem posturas sensacionalistas. O contexto atual demanda uma comunicação séria, próxima e que esteja atenta às necessidades do cliente.
Uma boa proposta é oferecer atendimento remoto e esclarecer as principais dúvidas do público. Essa medida, além de contribuir para a educação em saúde, permite fortalecer o relacionamento com o cliente, diante do distanciamento provocado pela quarentena.
2. Ofereça conteúdo de qualidade
Diante de uma crise como a pandemia de Covid-19, a maior parte das empresas vai sofrer um impacto relevante. Toda a sociedade está mobilizada. Nesse contexto, é importante desenvolver formas de colaborar, pois as organizações têm também uma função social. Oferecer conteúdo de qualidade é uma ótima forma de ajudar. Essa pode ser uma estratégia mais fácil de ser aplicada, já que o laboratório conta com um corpo de profissionais com bastante conhecimento na área da saúde.
Oferecer conteúdo de qualidade é uma ótima contribuição, que também gera resultados positivos para a corporação de medicina diagnóstica. A medida fortalece o relacionamento com o cliente, promove uma boa imagem para a instituição e coloca o estabelecimento como uma autoridade no assunto, o que é um atrativo para novos usuários.
3. Organize as documentações, as finanças e os processos do laboratório
Para gerenciar adequadamente o laboratório em meio à crise, é preciso manter um controle rígido das documentações, dos procedimentos e do orçamento. Como os estabelecimentos não podem acolher um grande número de pessoas ao mesmo tempo, é preciso rever o fluxo de trabalho e adaptar as ações às novas demandas.
Além disso, é importante avaliar que as finanças vão ser impactadas pela redução do número de clientes com a quarentena. Nesse caso, deve-se rever investimentos, custos e despesas, procurando reduzir gastos em questões que oferecem essa possibilidade. Lembre-se, juntamente, de reavaliar os indicadores do seu negócio, associando os pontos positivos para a remediação de lacunas.
4. Negocie com fornecedores
A mudança brusca no fluxo de clientes traz grandes impactos nas receitas. Assim, pode ser difícil arcar com valores devidos a fornecedores. Nesse caso, evite a inadimplência. Preservar uma boa relação com o fornecedor é fundamental para a longevidade do negócio. Para isso, busque dialogar e fazer negociações. Tente estender prazos e criar alternativas viáveis para o fornecedor e o seu laboratório.
5. Invista em aperfeiçoamento da sua equipe
Diante de uma crise, é fundamental assegurar que a equipe esteja adequadamente capacitada para o enfrentamento das novas demandas. O investimento em capacitação do grupo de trabalho é essencial para que os colaboradores estejam preparados para as novas necessidades que emergem com a pandemia de coronavírus.
A crise atual é na área da saúde, e algumas práticas podem aproximar os pacientes aos negócios desse setor, seja para buscar informações ou para serviços de saúde. A gestão de crise cria condições para a sobrevivência do negócio e para a criação de alternativas viáveis de enfrentamento dos desafios da pandemia. Com as estratégias certas, é possível manter o controle da situação e garantir serviços de qualidade para os clientes.
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