A inovação em saúde tem sido incrementada positivamente com contribuições tecnológicas. Nos últimos anos, por exemplo, é possível observar diversos dispositivos que têm oferecido agilidade, segurança e melhor atendimento médico. Esses dispositivos conseguem transmitir informações em tempo real para facilitar o acompanhamento do paciente pelo profissional de saúde. Também, algumas dessas tecnologias podem realizar a emissão de laudos a distância.
Quer saber mais sobre o assunto? Conheça algumas das principais inovações na área de saúde nos últimos tempos. Confira, também, como elas têm trazido benefícios para pacientes e para o trabalho do profissionais de saúde. Boa leitura!
Big data
A cada dia, dados são gerados de diferentes fontes. Por exemplo, usuários que procuram um laboratório para fazer exames acabam deixando rastros digitais e fornecem informações interessantes para as estratégias das empresas.
É o caso de laboratórios poderem obter dados desses consumidores em potencial com o objetivo de desenvolverem estratégias para atendimento mais humanizado. Também podem estudar essas informações com o intuito de melhorar as estratégias de marketing de relacionamento.
Telemedicina
O uso das tecnologias da informação e da comunicação deram suporte para o desenvolvimento da telemedicina. Trata-se da possibilidade de oferecer segunda opinião e laudos a distância. Isto é, o médico pode entrar em contato com outro profissional para tirar dúvidas em relação ao tratamento de seu paciente, compartilhando exames de imagens, por exemplo.
A telemedicina também permite que o armazenamento de informações, como o histórico do paciente, seja feito virtualmente, em nuvem. A partir desses dados compartilhados, o médico pode emitir o laudo a distância. Aliás, a telemedicina está sendo extremamente necessária no atual momento de pandemia do coronavírus.
Internet das coisas
Essa é uma possibilidade tecnológica na qual dispositivos de saúde são conectados à internet e podem ser ativados por meio de comando de voz. Isso é possível porque a internet das coisas realiza a integração simultânea de vários dispositivos, tais como computadores, sensores e equipamentos da área de saúde.
Um exemplo disso são os robôs cirurgiões, que realizam procedimentos cirúrgicos por meio de comandos virtuais enviados por médicos.
Weareables
Weareables são dispositivos que ajudam a captar e compartilhar informações do paciente em tempo real. Eles geralmente são utilizados para colher e armazenar dados de batimentos cardíacos e pressão arterial durante o sono ou a atividade física.
A grande vantagem desses dispositivos é que eles são integrados no próprio corpo do usuário, o que ajuda a registrar informações em tempo real. Dessa maneira, o médico consegue ter um maior acompanhamento do paciente e do seu comportamento em determinado período.
Essas foram algumas informações sobre inovação em saúde. Como qualquer outro tipo de novidade tecnológica, é importante realizar o treinamento da equipe. Só assim, todos entendem o poder de transformação das tecnologias e trabalham a favor dessas mudanças.
Quer conhecer uma oportunidade para a desenvolver novas tecnologias em seu laboratório? Entre em contato com o Unilab. Essa empresa oferece um catálogo de soluções tecnológicas que otimizam os processos desde o financeiro, passando pelo controle de estoque, até o atendimento.