Quando um profissional da saúde solicita um exame de imagem, é preciso ter em mente que o resultado é determinante para as próximas condutas. Dessa forma, recai uma responsabilidade muito grande sobre o laboratório — a de apresentar a melhor qualidade possível na atuação.
Nesse contexto, garantir a eficiência operacional permite identificar como está o desempenho do local, seja em relação à produtividade, seja em relação à precisão e confiabilidade do serviço oferecido.
Diante de tamanha importância, é essencial para a gestão adotar medidas que viabilizem uma maior eficiência para o laboratório. Quer aprimorar o serviço prestado pelo seu estabelecimento e garantir uma boa avaliação dos pacientes? Confira, a seguir, algumas dicas sobre o tema!
Mapeie os processos do local
O primeiro passo para garantir eficiência operacional é compreender como atua o laboratório. Isso significa entender como é a organização dos processos, por meio de um mapeamento de cada um deles.
A partir daí, é preciso assegurar dois pontos muito importantes: padronização e integração. Enquanto a padronização de tarefas minimiza o risco de erro, a integração de processos facilita identificar em qual etapa cada serviço se encontra, bem como corrigir falhas e prevenir eventualidades.
Aposte na tecnologia
Os avanços tecnológicos são essenciais para uma melhor assistência em saúde. Exemplo disso são os equipamentos de ponta presentes nos laboratórios. Afinal, a precisão na análise de amostras direciona para resultados mais confiáveis.
No entanto, a tecnologia não contribui apenas para as análises: ela também ajuda a automatizar processos, considerando que muitos deles podem ser lentos e repetitivos. Afinal, como gestor, você não vai querer os colaboradores investindo tempo e expertise em tarefas simples, certo?
Então, aliados à expertise da sua equipe, os recursos tecnológicos garantem não só uma maior produtividade, mas também ajudam a padronizar e organizar processos, garantindo uma maior eficiência operacional.
Invista em treinamentos
Não é só de tecnologia que os laboratórios são feitos: os recursos humanos também são muito importantes para a eficiência operacional! Seja no âmbito individual, seja no âmbito coletivo, é preciso se atentar para alguns aspectos.
Se apenas um colaborador apresentar desempenho insatisfatório, toda uma cadeia de processos pode ficar acometida. Por outro lado, se um indivíduo apresenta destaque na atuação, esse impacto se torna positivo.
Dito isso, para otimizar os resultados das equipes, não deixe de oferecer treinamentos periódicos. Tais oportunidades garantem crescimento profissional e eficiência operacional, além de contribuir para a motivação dos colaboradores.
Analise indicadores de gestão
Por fim, diante de tantos investimentos, como é possível saber se o resultado é satisfatório? É preciso medir o desempenho! Isso é feito por meio de indicadores, que são parâmetros capazes de avaliar pontos-chave.
Ao identificar os pontos negativos, é possível realizar intervenções pontuais, investindo em aspectos que, de fato, requerem melhorias. Além disso, fazer essa análise também ajuda a detectar os pontos fortes, que devem ser mantidos ou mesmo aprimorados.
Esse tipo de avaliação contribui para que os objetivos do empreendimento sejam alcançados e permite o monitoramento constante, tudo com o objetivo de identificar gargalos e fazer o negócio caminhar rumo a uma maior produtividade.
Por fim, vale destacar os benefícios da automatização proporcionada por um software especializado, capaz de impulsionar a eficiência operacional do seu laboratório. Assim, torna-se mais fácil padronizar as tarefas e integrar os processos de maneira simples, objetiva e organizada.
O sistema Unilab por ser um grande aliado na busca por melhores resultados no seu laboratório! Entre em contato conosco e saiba mais sobre as soluções oferecidas pelo software!