Quando o médico ou profissional de saúde solicita um exame, entende-se que ele precisa desse resultado para continuar o tratamento do seu paciente, preferencialmente sem atraso. Dessa maneira, o laboratório assume uma responsabilidade muito grande, aumentando os esforços para garantir agilidade nos seus processos.
Para alcançar esse bom desempenho, é preciso apostar em algumas estratégias, como: fazer um mapeamento dos processos do laboratório, investir nos treinamentos da equipe e, sem dúvidas, adotar soluções tecnológicas.
Quer saber mais sobre esse assunto? Leia este texto. Aqui, você vai conhecer dicas para aumentar a agilidade nos processos laboratoriais. Confira!
Faça o mapeamento dos processos
O primeiro passo para ter agilidade nos processos laboratoriais é entender como se dão os processos no laboratório. Isso quer dizer compreender como se encontra a organização dos processos. Para isso, é fundamental realizar o mapeamento de cada um deles.
A partir disso, é preciso implementar duas modificações: realizar padronização e integração. A padronização ajuda para que as tarefas tenham a mínima possibilidade de erros, o que aumenta a agilidade dos processos.
Já a integração permite identificar em qual etapa cada tarefa se encontra naquele momento. Essa é uma intervenção importante que faz corrigir falhas, prevenir eventualidades e, como consequência disso, agilizar os processos.
Invista em treinamentos
Embora alguns discordem, a agilidade não é uma capacidade inata, mas ela pode ser aprendida. Esse tipo de aprendizado pode acontecer de forma eficiente por meio dos treinamentos. Esses ajudam não apenas ao colaborador ter mais ciência sobre as tarefas e saber executá-las, mas também cria a possibilidade de evitar erros. Dessa forma, o profissional bem treinado consegue entregar uma tarefa com agilidade, sem prejudicar a qualidade.
Adote um atendimento eficiente
Na rotina de um laboratório, o atendimento ao público é uma das tarefas mais importantes para manter a imagem positiva do negócio e fidelizar clientes. Porém, se o atendimento for muito lento, é possível que os clientes fiquem insatisfeitos e que a imagem do empreendimento fique manchada.
Nesse sentido, é importante que o laboratório crie um planejamento para aumentar a agilidade no atendimento. Uma recomendação é fazer uma avaliação sobre a infraestrutura do local, verificando se ele tem condições de acolher determinado volume de pessoas, evitando filas e pessoas em pé.
Também é preciso otimizar os processos de recolhimento de informações passadas pelos clientes e fazer a distribuição de senhas. Dessa maneira, vai ser possível ter um atendimento agilizado, mas que também seja humanizado.
Implemente um software de gestão
Um software de gestão laboratorial permite a integração dos processos e, com isso, facilitar e tornar mais ágil a rotina do laboratório. Com ele, tem-se controle, autonomia e uma visão ampla sobre os diferentes setores do laboratório. O software do Unilab consegue oferecer todas essas qualidades num sistema automatizado, que realiza o controle das diferentes pontas do laboratório, desde a recepção até o controle do estoque.
Essas foram algumas informações sobre como ter agilidade nos processos laboratoriais. Nesse contexto, é importante sempre investir em soluções tecnológicas. Afinal, a utilização de máquinas e equipamentos inteligentes é uma realidade que veio para ficar e só traz benefícios para a gestão do laboratório.
Quer conhecer mais sobre as soluções apresentadas pelo software laboratorial do Unilab? Entre em contato com a nossa empresa. Temos uma equipe especial para compreender as necessidades do seu laboratório.