Fazer uma gestão financeira que traga bons resultados para o laboratório não é uma tarefa simples. O mercado competitivo exige, cada dia mais, que as organizações estejam atualizadas e busquem recursos tecnológicos inovadores para desenvolver seus processos financeiros.
Com essas ferramentas, o laboratório tem maior possibilidade de evitar erros, otimizar sua administração e conquistar melhores resultados. Mas, soma-se à tecnologia uma estratégia de gestão eficiente. Sendo assim, observe alguns erros que você não pode cometer para que as finanças do seu negócio sejam mantidas seguras e produtivas. Acompanhe este artigo!
1. Não fazer o acompanhamento do desempenho financeiro do laboratório
A supervisão de todas as atividades da instituição deve ser acompanhada diariamente. Alguns apontamentos, como faturamento, saídas, capital de giro, lucros e outros movimentos devem ser observados minuciosamente para perceber se os resultados das práticas diárias estão sendo favoráveis ou não ao negócio.
Não estar ciente desses movimentos faz com que ocorra maior probabilidade de desequilíbrio financeiro e que a empresa prossiga para resultados mais sérios e negativos.
2. Não ter registros das transações
Não fazer o registro de todas as transações diárias do laboratório pode ser um forte motivo para dores de cabeça com as finanças. Por esse motivo, encontre uma forma de registrar todas as entradas, saídas etc. Registre tudo, até mesmo os pequenos valores. Seja detalhista no que tange às anotações de informações financeiras.
Para registrar esses indicadores, você pode elaborar relatórios bem objetivos, fazer planilhas, tabelas, ou até mesmo, utilizar um software de gestão laboratorial para isso. Esses dados são norteadores que ajudam a tomar decisões sobre iniciativas em curto, médio e longo prazos, e poderão fazer o diferencial na empresa.
3. Não realizar projetos financeiros
O presente da empresa é muito importante, pois é por meio dele que se pode pensar o futuro. Toda organização que anseia por produtividade deve ter projetos financeiros.
A falta de metas elimina a possibilidade de um planejamento estruturado. Sem esses focos, há grande possibilidade de a empresa “caminhar sem rumo”, sem saber o que quer, o que fazer e o que esperar, ou seja, fica sem perspectivas de investimentos, o que é desmotivador e perigoso para o negócio.
4. Ter um setor financeiro desorganizado
Quando se fala em administração financeira deve-se pensar intensivamente sobre palavras pontuais, como: ordem, registros, controle e outros termos que possibilitem uma leitura fácil do estado em que a empresa se encontra.
Com um setor financeiro desorganizado fica quase impossível fazer uma prestação de contas para manter o controle orçamentário. Prestar contas deve ser uma ação que faz parte de práticas mensais, trimestrais ou no tempo que a empresa achar mais conveniente, por meio delas fica mais fácil informar suas atividades aos diretores maiores. Por isso, todos os registros e resultados devem estar em ordem e em dia para análise.
Enfim, você percebeu como alguns erros podem comprometer a gestão financeira do seu negócio. Dentre as tecnologias que existem no mercado, uma ótima opção é contratar uma empresa habilitada com recursos tecnológicos para ajudar a administrar o orçamento da sua empresa.
Estar atualizado(a) sobre as novas tecnologias que surgem progressivamente no mercado é essencial para uma excelente administração.