Não tem preço a satisfação dos clientes quando são atendidos com qualidade e seus exames são entregues no prazo. Aliás, o preço se reverte na fidelização deles para o laboratório. Essas qualidades somente são possíveis quando o laboratório investe em eficiência operacional.
Trata-se de um processo que visa a aumentar o desempenho de todos os setores da empresa. Ou seja, promove o aumento da produtividade dos colaboradores, a modernização dos equipamentos e o afilamento da qualidade do atendimento prestado.
Baseado nesse assunto, preparamos este conteúdo. Acompanhe o texto e conheça dicas para aumentar a eficiência operacional de seu laboratório. Verifique, também, como a tecnologia pode ajudar nisso. Boa leitura!
Acompanhe indicadores
Indicadores são parâmetros que ajudam a gestão do laboratório a avaliar o desempenho dos mais diversos departamentos da empresa, desde o atendimento ao cliente até a qualidade dos processos no setor de processamento dos exames.
Nesse sentido, um ou mais indicadores podem demonstrar os pontos negativos que precisam ser melhorados e detectar os positivos que devem ser mantidos. Acompanhando os indicadores, o gestor consegue atingir as metas previstas para o crescimento do laboratório e os possíveis gargalos que o negócio pode ter com o passar do tempo ou das mudanças no mercado.
Use a tecnologia
Hoje em dia, a área de saúde praticamente não se sustenta sem os avanços da tecnologia. Por exemplo, é possível verificar a situação quando os laboratórios puderam otimizar a sua produção quando começaram a implementar equipamentos modernos.
Isso impactou diretamente na precisão da análise das amostras e ofereceu resultados mais completos. Nesse contexto, é preciso que o laboratório, para otimizar a sua eficiência operacional, adote mecanismos de automatização de processos. São exemplos:
- utilizar um software de gestão laboratorial que ajude a organizar os processos internos;
- realizar controle financeiro;
- escalonar tarefas;
- fazer a integração com sistemas de outros setores do laboratório.
Treine seus colaboradores
A eficiência operacional, embora possa ser otimizada com o uso de tecnologias, somente chegará ao nível de excelência quando as pessoas que a gerenciam estiverem devidamente capacitadas. Em outras palavras, é preciso investir em treinamentos dos colaboradores. Esse tipo de capacitação deve ser periódica e sempre se utilizar de ferramentas que estimulem a motivação deles.
Esquematize os processos do laboratório
A eficiência operacional também está atrelada ao conhecimento de como são desempenhadas as tarefas do laboratório, isto é, compreender como se dá a organização dos processos. Isso pode ser facilmente feito por meio de uma esquematização.
Trata-se do processo de elencar todas tarefas, a quem elas são delegadas e por quanto tempo são realizadas. Após isso, realize a padronização e integração, onde for necessário. Dessa maneira, menos erros serão cometidos, haverá maior agilidade no cumprimento dos prazos e, então, a eficiência operacional será atingida.
Essas foram as informações sobre como aumentar a eficiência operacional do seu laboratório. É importante considerar as soluções tecnológicas oferecidas por uma empresa que trabalha exatamente nesse contexto. É o caso da Unilab, que oferece soluções, como gerenciamento financeiro, controle de estoque, gestão de atendimento e automação laboratorial.
Ficou interessado em saber o que a Unilab pode oferecer ao seu laboratório? Entre em contato conosco. Temos uma equipe devidamente treinada para identificar rapidamente as necessidades do seu laboratório.