Fazer exames clínicos… eis uma necessidade na vida de qualquer cidadão, seja para o controle de algumas doenças existentes, seja para o diagnóstico de outras, ou mesmo como forma de prevenção. Aliás, hoje em dia, são muitas as opções de locais para fazer esses exames. O que pesa na escolha, na verdade, são os diferenciais para laboratórios de análises clínicas.
Podemos considerar que não basta a boa qualidade nos laudos. É claro que, do ponto de vista técnico, é importantíssimo emitir resultados precisos e confiáveis. Entretanto, conquistar a preferência do público vai além disso. As pessoas querem um atendimento diferenciado, tecnológico e humanizado. É aí que você precisa entender as expectativas do seu público para traçar estratégias que permitam satisfazê-las.
Quer entender melhor que diferenciais um laboratório precisa ter para fazer sucesso junto ao público? Acompanhe abaixo nossa breve listagem.
1. Atendimento personalizado e de qualidade
Todo mundo gosta de se sentir único e acolhido, e é assim que o paciente do seu laboratório precisa ser tratado. Entendemos que é impossível recordar-se de cada pessoa que passa pelo estabelecimento para fazer um exame, então, podemos dizer que essa questão está muito mais relacionada à organização. Quando você acessa o histórico do paciente no momento da marcação, é possível tratá-lo de forma personalizada e passar a impressão de você realmente o conhece.
2. Oferta diversificada de serviços
Quanto maior a variedade de exames oferecida, maior a abrangência do seu laboratório. Assim, busque sempre informar-se do que está em alta na sua região, tanto a partir de uma análise da concorrência quanto por meio de pesquisas de mercado junto ao público. É dessa forma que você entende quais procedimentos são importantes implantar para obter um retorno ainda maior. Só não se esqueça de providenciar a estrutura necessária para isso.
3. Uso da tecnologia
A tecnologia deve ser sua grande aliada na hora de implementar diferenciais ao seu laboratório. É por isso que você deve buscar ferramentas de automação de processos, especialmente aquelas que são voltas para a gestão de laboratórios, como o LIS que permite integrar informações de diversos setores, além de manter dados de pacientes seguros e fáceis de acessar. Assim, você otimiza o tempo dos seus colaboradores e ainda oferece atendimento de melhor qualidade.
4. Equipe bem preparada
Não adianta contar com sistemas e equipamentos de última geração, se sua equipe não estiver preparada para trabalhar com tais ferramentas. Oferecer treinamentos é fundamental para manter um padrão de atendimento. Isso vale tanto para o uso das ferramentas tecnológicas quanto para o processo de atendimento em si, tanto presencial quanto telefônico. A padronização ajuda você a construir sua marca no mercado.
Como você pôde ver, os diferenciais para laboratórios de análises clínicas são essenciais na hora de captar novos pacientes e fidelizar aqueles que já conhecem o estabelecimento. Um bom gestor sabe trabalhar com essas ferramentas, está sempre atento às novidades do mercado e usa a tecnologia a seu favor, de modo a facilitar o trabalho de colaboradores e otimizar a experiência de pacientes.
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