Ter um bom relacionamento com o cliente é uma das estratégias que trazem grandes sucesso para as empresas, incluindo, claro, os laboratórios. Pensando nisso foi criado o serviço de atendimento (SAC) que tem o propósito de oferecer uma experiência de atendimento ao consumidor de maneira prática, ágil e eficiente.
Nesse sentido, o SAC se torna um potente canal de comunicação entre o cliente e o laboratório. A utilização dele por parte da empresa permite fortalecer a imagem positiva do laboratório perante o mercado, além de aumentar consideravelmente as chances de fidelização.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e conheça, afinal, o que é SAC e quais seus benefícios para laboratórios. Confira!
Afinal, o que é SAC?
SAC é um termo utilizado para definir o serviço de atendimento ao consumidor. Essa é uma estratégia relativamente recente nas operações das empresas e tem o objetivo de manter contato com o cliente para tirar dúvidas, recolher sugestões e registrar reclamações.
No início, o serviço de atendimento era feito por envio de cartas ao setor específico da empresa. Com o advento da telefonia foi possível que as empresas utilizem uma central telefônica, como call centers, com objetivo de receber ligações dos seus clientes.
Quais os benefícios do SAC para laboratórios?
O serviço de atendimento ao consumidor oferece maior segurança para auxiliar o cliente, tanto nos processos de pré quanto pós-venda. Mas essa não é a única vantagem. Vamos conhecer outras a seguir.
Conhecer melhor o perfil do cliente
Ter conhecimento sobre o público-alvo do laboratório é fundamental para aumentar as vendas de exames. Com a utilização do SAC, esse processo se torna mais facilitado.
Isso porque, por meio dos feedbacks coletados e registrados pelos clientes no SAC, é possível entender melhor quais são suas necessidades, motivações e outros detalhes. O SAC é uma porta de entrada para formação de bancos de dados, informações relevantes para empresa em suas estratégias.
Criação de diferencial competitivo
Uma empresa que deixa de criar relacionamento com seus clientes acaba tendo problemas com sua imagem perante o mercado. Isso porque clientes insatisfeitos acabam, de alguma forma, construindo uma imagem negativa da empresa na sociedade.
Por isso, quando o laboratório que investe em serviço de atendimento ao cliente é um sinal de que ele está se comprometendo a oferecer suporte ao serviço de qualidade. Com isso, os clientes tendem a ficar mais motivados e construir uma imagem positiva da empresa no mercado.
Possibilidade de vários canais de atendimento
O sistema de atendimento ao cliente não se baseia apenas por telefone. Hoje em dia, os laboratórios podem realizar contato com o cliente por meio de chat online, e-mail, redes sociais e até mesmo aplicativos de mensagens.
Dessa maneira, o SAC se torna uma espécie de integração de todos os meios de contato que os clientes do laboratório utilizam. Essa característica é bastante importante porque demonstra que a empresa preza por oferecer eficiência na solução dos problemas em qualquer lugar e em qualquer hora.
Essas foram algumas informações sobre SAC. É importante destacar que, recorrentemente, os clientes necessitam entrar em contato com o laboratório para tirar dúvidas, qual exame precisa de jejum ou como retirar resultado. Nesse sentido, o SAC se torna uma ferramenta fundamental para laboratórios na resolução dessas dúvidas.
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