A inteligência artificial é uma evolução do processo de transformação digital que vem impactando as empresas. O uso dessa tecnologia já alcança os mais diversos setores da empresa, como é o caso do atendimento.
Nos laboratórios de análises clínicas, a inteligência artificial no atendimento ao cliente oferece as mais variadas vantagens. Por exemplo, ajuda a compreender o comportamento dos clientes, traz agilidade no processamento de exames, dentre outros benefícios.
Quer conhecer mais detalhes sobre essa tecnologia? Acompanhe este texto e descubra, afinal, o que é inteligência artificial e quais são os usos dessa tecnologia para os laboratórios. Também, veja como é possível articular inteligência artificial com atendimento humanizado.
Afinal, o que é inteligência artificial?
Pode-se entender a inteligência artificial como um braço da Ciência da Comunicação que faz uso de dispositivos digitais e softwares para simular da capacidade de agir e raciocinar.
Dessa maneira, as ferramentas utilizadas pela inteligência artificial permitem realizar cálculos, observar padrões em uma base de dados e facilitar elementos para tomada de decisões. Como resultado disso, ajuda a solucionar problemas cada vez mais complexos nas empresas.
Quais são as aplicações da inteligência artificial no atendimento ao cliente nos laboratórios?
A inteligência artificial tem grande potencial na área de laboratórios. A cada dia crescem suas aplicações para facilitar tanto o gerenciamento quanto a agilidade de emitir exames mais precisos. A seguir, algumas dessas aplicações.
Precisão de diagnósticos
Todo médico necessita obter o melhor resultado de exames para concluir um bom diagnóstico. Isso ajuda não apenas a esclarecer ao paciente sobre uma possível doença, mas também antecipar o tratamento.
Nesse sentido, com o uso da inteligência artificial nos laboratórios de análises clínicas é possível aumentar a precisão do diagnóstico. Com base em incontáveis casos anteriormente estudados e verificação das semelhanças entre eles, a inteligência artificial consegue direcionar qual é o diagnóstico.
Armazenamento de dados
Diariamente, os laboratórios de análises clínicas geram centenas de milhares de dados. Se não souber aproveitar esses dados, o laboratório perde oportunidade de crescer. É preciso, então, ter uma tecnologia robusta, capaz de trabalhar tranquilamente com um grande volume de informações.
É o caso da inteligência artificial, que, além de permitir o armazenamento desses dados, consegue emitir relatórios e gráficos que os interpretam. Com isso, o laboratório consegue melhorar suas estratégias para a gestão de atendimento ao cliente.
Monitoramento de pacientes
No último ano, qual a quantidade de pacientes que o laboratório atendeu com diagnóstico positivo para o covid-19? Se essa pergunta for feita a laboratórios que não usam a inteligência artificial, certamente não será respondida em tempo hábil.
Isso porque a inteligência artificial consegue otimizar o monitoramento dos pacientes. Tudo isso em tempo real. Softwares inteligentes vão monitorar qualquer alteração relevante do quadro clínico de cada paciente. Esse tipo de modificação pode, inclusive, ser notificada ao médico responsável por aquele paciente, o que facilita o trabalho de atendimento ao cliente.
Como articular inteligência artificial e atendimento humanizado?
Para muitas pessoas, a implementação de máquinas ou tecnologias nos ambientes de trabalho pode se confundir com uma indiferença no tratamento com as pessoas. Mas isso não é verdade.
A inteligência artificial no atendimento ao cliente consegue simular respostas humanas, uma vez programadas da maneira adequada, e assim responder ao cliente com presteza e atenção. Essa é a premissa do atendimento automatizado.
Além disso, a inteligência artificial pode ser utilizada para oferecer informações a respeito de como os pacientes gostam de ser tratados, com isso, a equipe de atendimento tem os dados necessários para fazer abordagem mais amigável.
Essas foram algumas informações sobre inteligência artificial no atendimento ao cliente. É importante destacar que uso de tecnologias nem sempre vai ser uma tarefa que empresa vai dar conta sozinha. Por vezes, será necessário buscar uma empresa especializada em tecnologia. Assim, o laboratório consegue ir direto ao ponto no que precisa desenvolver, sem perder tempo com estratégias sem sucesso.
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