O cliente é o grande responsável por manter um negócio funcionando. Com os laboratórios, isso não é diferente. Neste caso, a busca por realização de exames é quem vai garantir a produtividade. Por isso, não deixe de investir na fidelização de pacientes!
Claro, a grande importância está em manter o laboratório em ação. Mas, vai além disso! Um paciente satisfeito tende a retornar quando precisar novamente do serviço. Outro ponto importante é a indicação: ninguém indica aquilo de que não gostou!
Logo, para a fidelização de pacientes é preciso oferecer a melhor experiência possível quando procurarem pelos serviços. Não sabe por onde começar? Confira algumas dicas, neste artigo!
1. Invista em automação laboratorial
O primeiro ponto é a automação dos processos laboratoriais. Sim, a tecnologia é uma grande aliada na fidelização. Ela torna tudo mais prático, preciso e menos propenso às falhas humanas.
Tudo isso acontece graças aos softwares de gestão, que carregam consigo a responsabilidade de automatizar tarefas repetitivas. Assim, os colaboradores podem voltar a atenção para o que requer, de fato, raciocínio lógico humano.
Ainda, essa tecnologia oferece maior autonomia para pacientes, que podem realizar ações importantes diretamente com o sistema automatizado. Quer um exemplo? Agendamento de exames, acesso aos laudos, dentre outros.
2. Tenha em atendimento digital
Alimentação, transporte, compras… tudo isso pode ser feito com simples ações em smartphones. Sem dúvida, como estamos na era digital seria um grande erro não marcar presença neste ambiente.
Oferecer um atendimento digital é muito mais que entrar nas tendências atuais. Isso facilita a comunicação com os pacientes e aumenta a abrangência do negócio. Por meio das redes sociais, é possível informar, conscientizar e esclarecer sobre os serviços.
Além disso, torna a comunicação com os pacientes muito mais rápida e resolutiva. É exatamente isso que as pessoas buscam em um atendimento: eficiência. No final de tudo, figura como uma grande vantagem competitiva e um grande benefício na fidelização.
3. Ofereça resultados online
Por fim, seguindo a linha de raciocínio da digitalização, os laudos não poderiam ficar de fora! Um simples processo tem grande valor não só para a fidelização do paciente, mas também para o laboratório em si.
Do primeiro ponto de vista, é muito mais cômodo e prático para o paciente acessar seus exames através de um sistema. Assim, não há a necessidade de se deslocar para o local, o que poupa tempo e dinheiro. Além disso, não se corre o risco de chegar ao laboratório e se deparar com o laudo indisponível.
Já do ponto de vista do negócio, os benefícios também são grandes. Primeiro, não há o gasto com impressão. Depois, diminui a sobrecarga dos colaboradores. Em vez de investir o tempo buscando e entregando laudos, eles podem focar a atenção em outros processos mais complexos.
Vimos, acima, 3 dicas simples para fidelização de pacientes, muito úteis para todas as partes envolvidas. Perceba que um bom software de gestão contribui consideravelmente para um melhor atendimento ao paciente e, ainda, para maior produtividade do laboratório. Por isso, se você deseja que o empreendimento cresça e mantenha a excelência no atendimento, não deixe de considerar um sistema de gerenciamento como aliado.
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