Se você trabalha na área da saúde, já deve ter percebido a importância de um sistema para laboratório. A todo momento, novos pedidos de exames chegam, novas amostras são coletadas e analisadas e, por fim, novos resultados devem ser lançados.
De maneira bem resumida, o fluxo de um laboratório é basicamente esse. Porém, é indispensável acontecer de maneira segura e bastante qualificada. Qualquer erro no processo pode prejudicar a assistência à saúde de uma pessoa.
Portanto, o software deve ir muito além de apenas um apoio tecnológico. Ele deve apresentar características que o tornam um verdadeiro aliado nos fluxos e processos locais. Veja, abaixo, alguns pilares importantes.
Integração
Sem dúvidas, um dos principais pilares de um sistema para laboratório é a integração de processos. Já vimos que as etapas na prestação de serviços são muito bem estabelecidas e interdependentes entre si.
Portanto, deve haver uma integração entre cada momento do fluxo e, ainda, algo mais abrangente. É preciso integrar materiais de estoque, entrada e saída financeira, análises em andamento, dentre vários outros aspectos.
Se cada item acima não for integrado, corre-se um grande risco de os processos entrarem em colapso e prejudicar a qualidade dos serviços e o desempenho geral do laboratório.
Padronização
Além de manter a integração de processos, tudo deve ser muito bem padronizado. Afinal, qual a credibilidade de um laboratório que desempenha serviços sem seguir normas ou padronizações?
Na área da saúde, muitas vezes, um resultado pode determinar diagnóstico e conduta. Se alguma etapa do processo fugir do padrão estabelecido e prejudicar o resultado final, as consequências podem ser sombrias para o paciente.
Operabilidade
Certo, o software consegue integrar os processos e manter uma padronização? Ótimo, hora de colocar em prática! Será que ele é ideal para seu laboratório? É nesse momento que a operabilidade vai falar mais alto.
Se ele apresentar várias funções, mas não corresponder às necessidades, será preciso rever a escolha. Por outro lado, se ele se encaixar perfeitamente nas necessidades do local, cumprirá com mais um dos pilares.
Intuitividade
Por último, o software deve ser intuitivo! Imagine só quantos colaboradores vão ter contato com o sistema. Por mais que sejam realizados treinamentos e capacitações, as funções devem ser bem intuitivas para facilitar o uso diário.
Então, vemos a necessidade de atingir certo equilíbrio entre oferecer as melhores ferramentas e manter fácil o uso delas. Afinal, do que adianta ter um supersistema e não conseguir implementá-lo na prática?
Por esse motivo, a escolha do sistema para laboratório deve ser feita de maneira cuidadosa. Não se deixe enganar por aqueles que prometem a maior quantidade de funções possíveis. Reflita, primeiro, quais são as necessidades primordiais do seu negócio. Em seguida, avalie como o sistema consegue contemplá-las. Não se esqueça de solicitar demonstrações, nem tome nenhuma decisão sem consultar a equipe de TI do seu laboratório!
O Unilab é um software que busca entender as necessidades de seus clientes e oferecer as melhores soluções para eles. Então, que tal conferir um pouco sobre nossos serviços? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.