Primeiro fato: a tecnologia é indispensável para o sucesso do laboratório. Mas isso você já sabe, certo? O que muitos gestores não conhecem é o sistema de interfaceamento laboratorial, que realiza uma importante integração dentro do laboratório.
É justamente essa integração que vai fazer toda a diferença na qualidade do serviço. E não estamos nos referindo apenas em uma melhor assistência ao paciente, mas, sim, em melhora no desempenho do local.
Mais uma vez, vemos que a digitalização veio para ampliar produtividade e reduzir custos, tudo de maneira segura. Continue a leitura!
Entenda o que é o sistema de interfaceamento laboratorial
De maneira bem simples, o sistema de interfaceamento laboratorial faz a integração entre máquinas e software de gestão. Isso mesmo: imagine só os benefícios de conciliar equipamentos e sistemas.
Tudo isso funciona de maneira simples: substitui os processos manuais pela automatização de tarefas. Assim, os profissionais capacitados podem se concentrar nas análises clínicas, melhorando a qualidade do serviço e reduzindo erros.
Veja como ele contribui para a gestão
Agora que você sabe o básico sobre o funcionamento do sistema de interfaceamento laboratorial, vamos conferir as vantagens!
Diminuição de erros
Erros são inerentes à condição humana. Por isso, mesmo que pequenos, eles podem ocorrer com qualquer pessoa. Em um laboratório, isso pode custar muito caro.
Por isso, uma das vantagens da automatização é direcionar os colaboradores para o que de fato requerer atenção humana. Já processos simples e repetitivos podem ser digitalizados e, assim, serem executados de maneira rápida e precisa.
Redução de custos
Diminuir os erros é uma maneira de diminuir custos. Primeiro, porque um erro realmente pode custar muito caro. Segundo, que evita o retrabalho da equipe e, novamente, podem se concentrar na parte de análises.
Além disso, o interfaceamento vai reduzir custos operacionais, afinal, máquina e sistema estarão integrados. Isso diminui a necessidade de mão de obra e processos manuais.
Aumento da produtividade
A partir do momento que os aparelhos se comunicam entre si, os processos tornam-se mais rápidos e precisos. São essas duas características-chaves para alcançar maior produtividade.
De modo geral, os processos manuais acabam sendo mais lentos que os digitalizados. Isso não quer dizer que um laboratório não precisa de colaboradores, muito pelo contrário! Eles devem ser destinados para as tarefas que requerem conhecimentos humanos.
Diferencial competitivo
Todo gestor entende qual a importância da tecnologia para o laboratório. Porém, o interfaceamento se mostra como um real diferencial competitivo, já que nem todos conhecem o conceito e a importância dele.
Com maior produtividade e redução de custos, associado à qualidade do serviço, o negócio tende a se expandir. Logo, adquire destaque frente à concorrência.
Mas será que um sistema de interfaceamento laboratorial é algo acessível ou tende a ser utópico? Agora que vem a boa notícia: é totalmente possível contar com esse diferencial. Por isso, umas das soluções da Unilab é justamente viabilizar essa integração entre equipamentos e sistema. E não para por aí! Existe uma série de ferramentas para caminhar com seu laboratório rumo ao sucesso! Que tal conhecer quais seriam essas soluções?