Em tempo de incertezas e crises, muitos empreendimentos acabaram recorrendo a cortes no orçamento. Dentre esses está frequentemente o marketing. No entanto, essa estratégia não é eficiente, dada a importância dessa área da comunicação para manter o fluxo de pacientes no laboratório.
Mesmo em tempos difíceis, o marketing para laboratório tem a finalidade de garantir o bom relacionamento com os pacientes. É possível, por exemplo, manter aqueles que já estão fidelizados e atrair novos clientes. O marketing de laboratório também é uma maneira de fortalecer a imagem da empresa perante o mercado.
Mas qual é a melhor estratégia para pôr em prática o marketing para laboratório? Para explicar isso, preparamos esse texto. Acompanhe a leitura e conheça 3 dicas para elaborar um bom planejamento de marketing para esse tipo de empreendimento.
1. Comece pela análise do público
Todo planejamento de marketing inicia com análise do público-alvo. Afinal, como será possível criar estratégias eficientes se o laboratório não conhece exatamente o seu público?
Nesse sentido, é fundamental buscar maneiras de obter informações a respeito do público. Isso pode começar de maneira interna, estudando os dados já colhidos pelo laboratório a respeito de seus pacientes.
Nesse caso, é preciso fazer uma organização desses dados dividido por faixa etária, gênero e exames realizados. Um software para gestão laboratorial ajuda bastante nesse quesito.
Ele tem a capacidade de colher todas as informações e emitir um relatório a qualquer tempo e em determinadas estruturas.
O software de gestão laboratorial agiliza a procura desses dados e consegue fazer uma varredura mais precisa. Também, vale a pena buscar informações que vão além do laboratório.
Por exemplo, realizar pesquisas no mercado. Essas são fundamentais para observar tendências dos pacientes no ramo da saúde. Fazendo o cruzamento dessas informações vai ser possível ter condições de ter um planejamento de marketing para laboratório muito mais eficiente.
2. Estabeleça metas
Durante o desenvolvimento do plano de marketing para laboratório, é fundamental estabelecer metas. Elas serão norteadoras para as próximas etapas, bem como uma maneira de verificar o andamento de todo o planejamento realizado.
Por isso, a cada etapa estipule um objetivo e em que tempo ele deve ser alcançado. A cada finalização da etapa, faça uma análise crítica de tudo o que foi realizado, os resultados obtidos. A partir daí, crie novas táticas para garantir o planejamento de marketing para laboratório consistente.
3. Não se esqueça do marketing digital
Certamente é importante desenvolver estratégias de marketing para o estabelecimento físico do laboratório. Por exemplo, melhorar a estrutura de atendimento ao paciente e de divulgar informações de maneira atraentes enquanto ele estiver no laboratório. Mas também é importante ir além, fazendo estratégias no âmbito digital.
Os pacientes gostam de receber informações em seus celulares ou serviços que evitem que eles tenham de sair de casa para conseguir uma informação. Nesse sentido é fundamental o laboratório investir em estratégias de marketing digital, seja criando um blog com informações importantes para o cliente, seja nas redes sociais, engajando o público.
Essas foram algumas informações sobre marketing para laboratórios. É importante destacar que o investimento em marketing é algo bastante promissor. Uma construção tijolo a tijolo que via reforçando a imagem de seu estabelecimento, fomentando um bom resultado com o passar do tempo e a realização de ações consistentes.