A centralização de dados em um laboratório consiste no procedimento em que todas as informações pertinentes ao fluxo de processos ficam localizadas em um único lugar. Dessa maneira, evitam-se situações que comprometem o bom andamento do laboratório — por exemplo, a dificuldade de ter acesso e rastrear informações nos bancos de dados.
Ela também evita que a gestão de laboratório perca tempo para tomar decisões estratégicas devido aos dados não estarem distribuídos de maneira correta. Além disso, a centralização de dados permite acompanhar os processos do laboratório em tempo real.
Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça mais a fundo sobre a importância desse procedimento, quais são os desafios e como implementá-lo!
Afinal, qual é a importância da centralização de dados para o laboratório?
A centralização de dados no laboratório permite trazer maior conhecimento sobre os pacientes e acerca de estratégias para fidelizá-los. Isso porque, quando os dados estão localizados em um único local, fica mais fácil fazer o controle de todo o fluxo dos processos que envolvem desde o atendimento ao cliente até a gestão de cada setor do empreendimento.
Com a centralização de dados, também é possível aumentar a segurança das informações. Com isso, torna-se viável, por exemplo, realizar uma rastreabilidade e estabelecer planos e estratégias no caso de apagamento ou vazamento de dados. Sem contar a possibilidade de criar uma política de acesso às informações, com senhas personalizadas e horários de acesso.
Quais os desafios da centralização de dados?
O laboratório é considerado um empreendimento que trabalha com alto risco. Isso sob o ponto de vista de lidar com informações consideradas sensíveis — afinal, muitas delas estão diretamente ligadas à saúde das pessoas.
Sendo assim, os laboratórios precisam lidar com a gestão desses dados da maneira mais correta e eficiente possível. Ainda mais quando o laboratório tem mais de uma unidade, é preciso fazer a gestão de todas elas para garantir a padronização e o bom andamento do negócio.
Um dos desafios para implementação da centralização de dados é justamente ter consciência a respeito da segurança desses dados. Ainda é comum ter gestores que consideram que ter os dados salvos em planilha no computador do escritório é suficiente para mantê-los protegidos.
Como implementar centralização de dados no laboratório?
O mais importante passo para a centralização de dados é a adoção de um software específico. Somente um software de gestão laboratorial conseguirá fazer de maneira eficiente a união e o armazenamento desses dados em uma plataforma segura.
Também o software apresenta um layout que permite acessar as informações de maneira simples e rápida. Ainda é importante considerar que o software possibilita a emissão de relatórios que divulgam e analisam dados cruciais para a tomada de decisões.
Essas foram algumas informações sobre centralização de dados no laboratório. Lembre-se quem, na hora de adotar qualquer tecnologia no empreendimento, é preciso ter bom critério. Isso porque existe uma variedade de ofertas de softwares no mercado, mas nem todos eles apresentam a qualidade esperada. Por isso, contrate esse serviço com empresa que tenha vasta experiência nessa área.
Gostou deste conteúdo? Aproveite que está por aqui e saiba também como garantir a melhoria contínua em laboratórios de análises clínicas!