A tecnologia laboratorial ajudou enormemente a medicina e a forma como lidamos com diversas patologias. Atualmente, existem testes para uma infinidade de enfermidades e tudo isso é possível graças aos últimos equipamentos e metodologias que permitem a análise de fluidos e outros materiais biológicos.
Nos últimos anos, essas mudanças se acentuaram com a integração de softwares e demais ferramentas digitais. Elas ajudam a agilizar a entrega de resultados, reduzir os custos operacionais e também aumentam a produtividade do setor como um todo.
Nesta postagem, nós falaremos mais sobre como essas transformações são positivas e podem ajudar laboratórios e clientes em todo o Brasil. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!
A tecnologia laboratorial ajuda a reduzir os custos
A tecnologia atual reduz custos de diversas maneiras. As primeiras delas acontecem com a mudança da emissão de documentos e com o envio desse material para médicos responsáveis pelas análises. Como todo o processo está digitalizado, esses conteúdos são enviados eletronicamente (e de forma imediata) para o responsável de cada setor, o que elimina parte dos custos e processos operacionais dessa etapa da análise clínica.
Além dessas facilidades, é importante notar que os equipamentos mais atuais, responsáveis pelas análises, são bem mais eficientes e confiáveis. Eles possuem menor tamanho e, em suma, conseguem garantir uma produtividade muito maior do que há alguns anos.
Isso significa que o laboratório consegue fazer mais exames em menos tempo. Junto a um bom software, as mudanças na gestão são suficientes para transformar a experiência do cliente e o gerenciamento interno.
Os resultados dos exames saem mais rápido
Com o novo maquinário e com as novas ferramentas, é possível afirmar, sem sombra de dúvidas, que os resultados dos exames mais convencionais — como um hemograma, por exemplo — saem mais rápido do que há alguns anos. A razão para isso não se dá somente pela evolução da tecnologia, que mencionamos acima, mas também pela maior facilidade e agilidade para planejamento e organização de todos os processos internos que estão presentes na realização de um exame.
Os laboratórios se tornaram mais eficientes em cada uma dessas etapas. Desde o momento da admissão do paciente, até a coleta e entrega dos resultados, a tecnologia está presente. Isso ajuda a eliminar erros e a garantir os resultados em cada exame. Esse é um assunto importante, que falaremos mais a respeito em seguida.
A produtividade aumenta e os erros diminuem
Como a digitalização está presente de maneira integral, os erros técnicos diminuíram vertiginosamente. Dificilmente um paciente fará um exame equivocado, assim como terá seus resultados invalidados por qualquer tipo de interferência interna.
O novo maquinário é eficiente e capaz de facilitar o trabalho do profissional da área da saúde. Os erros por atividade humana estão cada vez menos comuns e a tendência é para que as exceções diminuam ainda mais no futuro.
Como um todo, a tecnologia laboratorial mudou drasticamente a forma com que lidamos com a nossa saúde. Exames de rotina se tornaram mais baratos e bem mais cômodos. Ser saudável, hoje, é questão de proatividade e de amor próprio, e não mais um luxo de poucos no passado. Portanto, ao fazer seus exames, fique tranquilo e conte com a gente.
Gostou do post? Assine nossa Newsletter e acompanhe nossas próximas postagens com seu e-mail!