Quando o assunto é saúde, muitas pessoas pensam na prática clínica direta: médicos e enfermeiros cuidando dos pacientes. Porém, nos “bastidores”, os laboratórios apresentam papel decisivo, o que demostra a importância de se buscar melhoria contínua.
E quando dizemos “decisivo”, não estamos exagerando. Afinal, um único resultado de exame pode ser suficiente para a tomada de decisões de todo o corpo clínico. Além do diagnóstico, um laboratório também contribui para o acompanhamento de pacientes.
Diante disso tudo, fica clara a importância de resultados confiáveis e precisos. Não é à toa que existe uma série de órgãos para fiscalizar a qualidade dos estabelecimentos. Mas, afinal, o que o gestor pode fazer para buscar melhorias contínuas? Descubra nas próximas linhas!
1. Mapeie os processos
O primeiro passo nessa missão é entender como funciona o próprio negócio. Portanto, identifique quais etapas fazem parte dos processos. Isso inclui desde a identificação do paciente, passando coleta de amostras e evoluindo para as análises.
Claro, dentro de cada etapa dita existe uma série de passos que precisam ser dados. Assim, ao identificar quais são eles, é possível obter maior controle sobre as atividades. Por meio de uma abordagem sistêmica, você ficará de olho em cada processo.
2. Escolha bem sua equipe
Mas não é só de exames que vive um laboratório. Na verdade, sem bons colaboradores, a rotina do negócio ficaria muito comprometida. Então, no momento de selecionar a equipe, defina quais diferenciais você busca em um profissional.
O básico é o conhecimento técnico. A partir daí, existe uma série de qualidades que se destacam diante das demais, de acordo com o que você procura. Mas não se esqueça: melhoria contínua exige treinamentos periódicos!
3. Implemente a gestão de qualidade
Mapeou os processos e treinou a equipe? Ótimo! Então, como saber se essas medidas estão sendo efetivas? Bem, é preciso estruturar um sistema de gestão de qualidade. É isso que vai dizer se suas medidas estão no caminho certo, ou se precisa reavaliar.
Nessa perspectiva, é interessante determinar alguns indicadores que permitam monitorizar os resultados. Assim, você vai saber exatamente quais pontos requerem mais atenção e melhorias.
4. Faça auditorias internas
E, por fim, não adianta ficar apenas nos indicadores. É preciso ir além: realize auditorias internas. Sabemos que existe uma série de normas e regulamentações cuidadosamente elaboradas por órgãos fiscalizadores.
De fato, as auditorias externas são uma prática comum. Porém, ao realizar essa prática interna, você terá melhor noção acerca do funcionamento. Afinal, seu laboratório está cumprindo ou não com as especificações?
O ideal é descobrir isso antes de possíveis penalizações e, assim, elaborar ações preventivas e corretivas.
Vimos algumas maneiras de implementar a melhoria contínua. Embora sejam ações exclusivas do laboratórios, sabemos que o grande beneficiado é o paciente. E, ao final, é sobre isso mesmo, certo? Os serviços de saúde devem se esforçar para garantir a melhor assistência possível aos usuários. Já em relação ao laboratório, sem dúvidas as melhorias garantem um diferencial competitivo e o destaque diante dos demais.