Qualquer ferramenta que tenha como objetivo melhorar a gestão de um determinado negócio, precisa ser levada em consideração por parte de quem conduz qualquer empresa. E é nesse momento que o interfaceamento laboratorial entra em jogo.
Alguns anos atrás a manutenção de um laboratório ficava sempre ligada a processos manuais, e com isso, demorava-se muito para realizar a integração e verificação de dados. Mas com a evolução tecnológica nos laboratórios, isso ficou no passado para dar lugar a novos meios e modos de gerenciamento.
Para quem ainda desconhece este recurso, essa solução gera diversas vantagens para que o trabalho desenvolvido dentro de um laboratório se torne mais fácil e eficiente. Se você ficou interessado (a) em saber quais são esses benefícios, não deixe de conferir este post!
O que é interfaceamento laboratorial?
O interfaceamento laboratorial em resumo é uma solução que permite que as informações dos exames realizados pelos equipamentos laboratoriais sejam enviadas de modo automático para o sistema de gestão (LIS).
Ou seja, ele promove uma integração total entre a automação e o LIS, e permite que as informações coletadas e geradas pelos equipamentos sejam automaticamente enviadas ao sistema e acessadas pelos colaboradores do laboratório.
O equipamento de interfaceamento laboratorial faz a leitura do código de barras que identifica as amostras e realiza a análise da amostra, conforme a programação anterior. Se houver erros ou alterações importantes nos resultados, é possível pedir uma nova análise.
Só por essa breve explicação é possível perceber o quanto esse recurso garante mais produtividade, segurança e controle para os laboratórios, concorda? Mas essa solução tem uma lista muito maior de vantagens. Continue a leitura para descobrir!
O Interfaceamento laboratorial evita falhas
O ditado popular já diz: errar é humano. Pois bem, mas quando o processo não depende 100% de um humano para se tornar real, a probabilidade do surgimento de falhas se torna menor. E este é um grande problema dentro dos laboratórios, pois, dependendo do erro as consequências podem ser bem graves.
Com o interfaceamento laboratorial é possível, por exemplo, trocar o cadastro manual, por um sistema que registra os dados do paciente com o apoio de recursos digitais. Isso elimina diversas possibilidades de falhas que geram glosas, que são os dados não recebidos ou recusados nas organizações de saúde, por problemas de comunicação entre clínicas e convênios.
Redução de custos e otimização
Além do impacto para os pacientes, erros também geram custos para os laboratórios, que precisará refazer o processo do zero. Isso tem um impacto financeiro tanto no uso de equipamentos e materiais como do tempo dos colaboradores.
Como a automatização promovida pelo interfaceamento laboratorial reduz consideravelmente as falhas, isso também interfere na diminuição dos gastos que aquele problema poderia gerar.
Vale citar também que a tecnologia ajuda a diminuir o custo aumentando a performance do laboratório, e permite maior agilidade e otimização na realização dos exames. E lembrando que quanto maior destaque sua empresa tiver no mercado, mais competitividade ela gera.
Escolha bem o sistema de interfaceamento
Já citamos aqui diversos benefícios que essa solução oferece, mas nada adianta ter este recurso em seu laboratório se você utilizar uma plataforma que não garante segurança de dados na execução das demandas diárias.
São muitas as necessidades de integrações e automações dentro de um laboratório, pensando nisso a Unilab está frequentemente realizando melhorias no seu sistema de software para laboratório. Um bom LIS precisa agilizar processos operacionais e administrativos e garantir a otimização do tempo da equipe.
Se está buscando uma tecnologia que vai realmente ser um braço direito na sua gestão laboratorial e vai fornecer o interfaceamento laboratorial mais adequado para sua empresa, conheça agora mesmo o Unilab e veja como alavancar seu negócio!