Diferentemente do que alguns podem pensar, a automação e a digitalização do atendimento em muitos segmentos de prestação de serviços, principalmente os laboratoriais, não funciona como um fator de desumanização desse mesmo atendimento, nem significa que “máquinas” tomarão o lugar do que antes era uma cordial interação humana. Muito ao contrário, ao facilitar e agilizar o diálogo do laboratório com o público, esses aplicativos atuam de diversas formas para melhorar a experiência do paciente e também o trabalho do atendente. Segue com a gente, e vamos entender melhor como isso acontece.
Atualize-se: 4 tendências tecnológicas em laboratórios.
Chatbots
Os chatbots prestam um grande serviço ao laboratório ao agilizar o atendimento inicial, esclarecendo uma série de dúvidas que tomam tempo, mas são suficientemente objetivas para serem solucionadas via aplicativo, antes que seja realmente necessário o atendente humano entrar em cena. Direcionar o assunto do contato, fornecer dados como localização geográfica, e até mesmo em alguns casos especificar o serviço que deseja, fará com que o atendente dê continuidade ao assunto já munido de informações importantes e com muito mais disponibilidade para ouvir e se dedicar inteiramente àquela conversa, com muito mais atenção.
O chatbot pode estar disponível para iniciar a conversa no horário mais conveniente para o cliente, mesmo que o laboratório não esteja operando naquele momento, quando pode também disponibilizar informações padrão, como horário de atendimento, endereço e até preparação dos exames. Alguns cuidados, no entanto, devem ser observados. Nem todo paciente tem a mesma desenvoltura no universo digital, e o percurso da conversa virtual deve utilizar de linguagem clara, simples, direta e sempre oferecer a alternativa de voltar ao menu inicial ou solicitar a atenção de um atendente não virtual.
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Aplicativo mobile
O Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas apurou, em maio de 2023, que existe mais de um smartphone por pessoa no Brasil, o que dissipa qualquer dúvida sobre a relevância do uso desse equipamento no dia a dia das pessoas. Poder contar, praticamente, com uma central de atendimento digital do seu laboratório ao alcance da mão, 24 horas por dia, pode ser o diferencial que levará um paciente à fidelização, e não se esqueça também do público prescritor: profissionais da saúde em geral como médicos, nutricionistas, além de cuidadores, etc.
Assim, baixar e utilizar o aplicativo do laboratório deve ser uma alternativa anunciada e recomendada ao público por meio de todos os canais de comunicação do laboratório, sejam redes sociais, site, ou lembretes estratégicos na recepção e tela de chamada para exames, por exemplo. É importante que o aplicativo seja leve e apresente um design intuitivo para o usuário, oferecendo todas as informações relevantes ao atendimento.
Confira: Como preparar seu laboratório para a tecnologia mobile?
Resultados Online
Provavelmente o serviço virtual que recebeu mais adesão por parte do público, a possibilidade de acessar seus resultados online elimina a necessidade de impressão em papel, de deslocamento para a retirada dos exames, além de permitir conhecer o laudo no próprio momento em que é liberado, para baixar, arquivar ou enviar ao prescritor. Lembretes podem ser enviados pelos chatbots para realizar esse acesso, integrando os recursos para uma experiência ainda melhor.
Além disso, um diferencial interessante é oferecer laudos evolutivos dos mesmos tipos de exames realizados em diferentes ocasiões no laboratório, para comparação, o que elimina a necessidade de reter os documentos para o acompanhamento de determinadas condições ou tratamentos.
Auto Check-in
Com o Auto Check-in, o paciente recebe um link por WhatsApp e realiza de forma autônoma os procedimentos que cercam a recepção no laboratório, podendo aguardar tranquilamente a chamada para seus exames sem a necessidade de passar pelo guichê, pois ele pode utilizar o próprio link para informar que já se encontra no laboratório. Assim, ele já estará inserido na fila de coleta, sem necessidade de outros procedimentos, como dirigir-se ao totem para escanear o QR Code ou atendimento no balcão.
Descubra aqui tudo sobre o atendimento por WhatsApp para laboratórios
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