Toda forma de comunicação e interação com o cliente merece cuidado especial e aproveitamento máximo, e não é diferente com as mensagens automáticas. Na verdade, elas devem ser vistas como mais uma alternativa de CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, plena de possibilidades. O envio programado de SMS ou mensagens de Whatsapp, recurso disponibilizado ao laboratório pelo sistema Unilab, é uma oportunidade tão válida como qualquer outra para consolidar o bom relacionamento, de forma simpática, prestativa e não invasiva. As mensagens devem ser curtas, positivas, em linguagem informal, sem intimidade excessiva, e servirem sempre como um agradável lembrete de que o cliente está no topo da lista de prioridades do laboratório, dirigindo-se a ele sempre pelo nome. Confira estas sugestões:
Boas vindas
Mensagens de boas vindas, encaminhadas aos clientes após sua primeira utilização do laboratório, ainda são pouco praticadas e podem soar como uma agradável surpresa. Aproveite para enfatizar brevemente alguns diferenciais do seu trabalho, e finalizar disponibilizando seus endereços e contatos:
“Olá, _____, seja muito bem-vindo ao Laboratório______!
Conte sempre conosco para cuidar da saúde! Obrigado pela preferência!”
Aniversário
Felicitações de aniversário podem não ser exatamente uma novidade, mas não adianta; sempre é agradável recebê-las. Evite fórmulas muito solenes, seja alegre e otimista:
Nós do Laboratório ____ gostaríamos de lhe desejar um feliz aniversário! Conte conosco em qualquer momento que precisar, e parabéns!
Aviso de liberação dos resultados
Este tipo de mensagem é muito bem-vinda para os clientes mais distraídos, e é praticamente um diferencial de serviço que você oferece como bônus ao cliente. Seja conciso, e aproveite para direcionar para os resultado online:
“Olá,_______. Seus resultados de exames ____________ , realizados em __________, já estão disponíveis para entrega ou acesso através do nosso site.
Dúvidas? Chame no Whatsapp_______!
Lembrete para atualização do check-up
O lembrete para atualizar o check-up deve ser enviado anualmente na mesma data da realização dos exames, enfatizando a importância da prevenção. Eventuais promoções podem ser informadas também:
Bom dia, _________! Já se passou um ano desde a realização do seu último check-up laboratorial. Que tal programar sua atualização? Conte conosco!
Estes são apenas alguns exemplos de mensagens automáticas que funciona de forma eficaz na manutenção do vínculo com o cliente, mas você pode personalizar esse procedimento de acordo com sua cultura empresarial e necessidades. Apenas, não abuse – muitas mensagens podem aborrecer o cliente – e não se esqueça de sempre disponibilizar um link para o cancelamento dos envios, caso seu cliente prefira assim!
Aproveitando que estamos falando de atendimento, separamos mais duas leituras complementares para você:
E-book Tudo sobre atendimento por whatsapp em laboratórios!
A comunicação com cliente é sempre um dos desafios para as empresas, assim como os laboratórios. Porém, com a era digital, as redes sociais passaram a ter um grande apelo ao público em geral, exigindo dos laboratórios a criação de um novo modelo de comunicação.
Se antes, o que predominava era o atendimento via telefone, atualmente, acessar um aplicativo de mensagens se tornou a nova realidade principal. Dentre esses aplicativos, está o WhatsApp.
Pensando nisso, elaboramos este ebook: https://materiais.unilab.com.br/unilab-tudo-sobre-atendimento-por-whatsapp-em-laboratorios
Chatbot para laboratório: tudo o que você precisa saber.
Com esse ebook, você irá descobrir o que é um chatbot, quais são as vantagens de usar essa ferramenta em seu laboratório e onde podemos incluir esse sistema a fim de otimizar processos e tornar o seu laboratório mais eficiente.
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