Não dá para negar: estamos vivendo um dos momentos mais desafiadores da história. A pandemia tem nos assustado e nos feito adaptar diversos processos que antes eram “naturais”: nada de contato físico, nada de assoprar velinhas no aniversário e outros tantos “novos normais”, como atendimento ao cliente na pandemia que também deve ser mudado.
Neste post, vamos apresentar algumas adaptações que precisam ser colocadas em prática na rotina de atendimento no laboratório. Confira nossas dicas, coloque-as em prática no seu laboratório e garanta a satisfação e segurança dos seus clientes e colaboradores!
Estabeleça um procedimento para otimizar
Considerando as tantas regras no novo atendimento adaptado ao período de pandemia, é necessário que todos os procedimentos sejam adaptados pensando nesse momento. O objetivo é gerenciar os dados da melhor maneira, otimizar o atendimento e, em consequência, reduzir o tempo de cada paciente dentro do seu laboratório.
Para isso, é necessário planejar cada etapa do atendimento a fim de facilitar a rotina da equipe. Lembre-se de considerar que todos os funcionários precisam estar alinhados com essas novas preocupações do seu laboratório, sempre tendo em mente a humanização do contato com o paciente.
Capacite os colaboradores para acertar
Todos já entendemos a necessidade de nos adaptarmos para manter a segurança de todos, certo? Mas será que seus colaboradores sabem exatamente como fazer isso durante o atendimento ao cliente? É interessante, então, que sua gestão invista em uma capacitação direcionada ao assunto a fim de alinhar todos os funcionários nesse novo normal.
Além dos procedimentos de segurança ligados ao distanciamento social, não aglomeração e obrigatoriedade no uso da máscara facial, o cliente precisa se sentir seguro no laboratório desde a recepção até as salas de atendimento ao paciente. Portanto, a equipe precisa saber como assumir uma postura de comprometimento e estabilidade em todos os momentos de contato com o paciente.
Adapte a estrutura para melhor atender
Sabemos as regras e a necessidade de treinar os funcionários, agora vamos à parte da estrutura do laboratório. Além da disposição álcool em gel 70% e a demarcação de distanciamento (no chão e nas cadeiras da sala de espera), é válido incluir plaquinhas informativas sobre o vírus e os cuidados necessários para se manter em segurança.
Dessa maneira, os pacientes do laboratório acessam uma estrutura bem preparada para atendê-los e, quase que de forma inconsciente, se informam para se manter em segurança em outros lugares.
Pronto! Agora você está por dentro de alguns dos principais procedimentos necessários para garantir um atendimento seguro e satisfatório. Lembre-se, também, de contar com a tecnologia em favor de um atendimento ao cliente na pandemia ideal, oferecendo soluções remotas que podem diminuir a necessidade da presença física do paciente no laboratório.
É importante contar com um software eficiente para garantir processos assertivos durante o atendimento e o Unilab pode oferecer isso com precisão. Entre em contato com nossa equipe para conhecer nossas soluções e entender como nosso software pode apoiar a segurança da sua equipe e pacientes nesse momento de pandemia!