A automatização de tarefas é um princípio muito importante a ser seguido nos laboratórios. A grande contribuição disso é um melhor fluxo de pacientes, com otimização de tempo e gastos. Sendo assim, que tal investir em um atendimento automatizado?
O impacto no tempo permite que a rotina do laboratório seja melhorada, a ponto de direcionar os colaboradores para tarefas que de fato precisam da mão de obra humana. Mas também há um impacto financeiro positivo, sem falar da maior produtividade.
Acontece que nem todos os gestores conhecem esse recurso, ou seja, investir em atendimento automatizado garante um destaque competitivo. Então, não deixe de ler até o final!
Entenda o que é atendimento automatizado
Quando o assunto é automatização, muitas pessoas acreditam que é a tecnologia ganhando papel de destaque no dia a dia do laboratório. Porém, não é bem assim! Na verdade, o paciente continua sendo o protagonista, e a tecnologia apenas viabiliza o melhor atendimento.
Assim, é possível que os clientes tomem decisões sem precisar, necessariamente, da intervenção de um colaborador. Isso otimiza não só o tempo da equipe, mas do usuário do serviço.
Já dizia o famoso ditado: tempo é dinheiro! A economia de tempo resulta no aumento da produtividade e, claro, da lucratividade. Complementando, os erros são inerentes à condição humana. Mas, com a automação, algumas falhas clássicas do dia a dia laboratorial desaparecem.
Saiba como utilizar o recurso
Quando sabemos o que é o atendimento automatizado e conhecemos as vantagens do serviço, fica fácil entender como é possível colocá-lo em prática. O uso de softwares de gestão e de aplicativos são uma excelente maneira de direcionar a tecnologia em prol do atendimento.
Com funções básicas, esses recursos conseguem substituir tarefas mecânicas e repetitivas, geralmente realizadas por colaboradores. O envio de laudos, por exemplo, é uma tarefa que seria muito mais rápida e isenta de erros, caso realizada automaticamente.
Isso não quer dizer que o trabalho da equipe seria desnecessário. Na verdade, seria valorizado para funções que realmente requerem atenção humana.
Veja quem pode auxiliar na missão
Como visto, o investimento tecnológico é necessário para alcançar um atendimento automatizado. Por isso, é importante contar com aliados nessa missão. Escolha uma empresa que conheça bem as necessidades de um laboratório, com softwares que apresentam funções voltadas exclusivamente a esse nicho.
O Unilab se preocupa com cada detalhe da rotina laboratorial. Logo, essa preocupação se reflete nas funções oferecidas pelo software de gerenciamento, como:
- reconhecimento de horários de pico;
- organização da fila por meio de senhas e atendimento preferencial para pacientes que necessitam;
- gerenciamento do tempo de coleta.
Existem muitos softwares disponíveis no mercado, mas nem todos viabilizam um atendimento automatizado aos pacientes. Por isso, foque em seus objetivos e busque por diferenciais. São detalhes assim que fazem diferença no momento da escolha — e é fundamental que o sistema seja programado exclusivamente para atender as demandas de um laboratório, não de um estabelecimento de saúde qualquer.
Então, entre em contato conosco agora mesmo e veja quais são as soluções do Unilab para seu negócio!