Quando o assunto é saúde, não existe espaço para resultados não confiáveis de exames. Por isso, os laboratórios devem investir pesado em tecnologia para uma melhor assistência. Porém não devem esquecer a importância do atendimento laboratorial.
Isso porque não adianta nada ter uma série de equipamentos de ponta se ainda existirem gargalos na relação com o paciente. Vale ressaltar que não estamos falando apenas sobre a interação direta com os usuários, mas também em todos os setores associados a isso.
Portanto, embora o treinamento dos colaboradores seja importante, não deve ser o único foco. É preciso ampliar o olhar para outros aspectos associados com o atendimento do paciente. Confira mais detalhes sobre esse assunto a seguir!
Padronize os processos
O primeiro ponto é fazer com que todos falem a mesma língua dentro da clínica — e, aqui, não estamos nos referindo aos colaboradores, mas sim aos processos. A partir do momento que são padronizados, todo o fluxo do paciente pode ser devidamente controlado.
Além disso, a padronização permite que cada etapa seja feita com excelência, da melhor forma definida pelos gestores. Sem dúvidas, isso impacta positivamente na experiência dos usuários quando comparado a um local não padronizado.
Organize “a casa”
Associado à padronização, temos a organização. Um laboratório desorganizado passa a impressão de amadorismo e coloca em xeque a própria confiabilidade. Por outro lado, com tudo devidamente em seu lugar, é possível melhorar a impressão para o paciente.
A organização deve acontecer além do nível físico. Assim, por mais que seja importante ter um espaço limpo e bem ambientado, os arquivos digitais também devem ser bem estruturados, assim como o fluxo dos processos no que se refere à automatização.
Tenha um bom software
Falando em digitalização, não poderíamos deixar de lado o uso de um bom software. Por mais que os gestores já saibam disso, o que precisa ficar bem estabelecido é que a escolha do produto vai fazer toda a diferença.
Diante das várias opções de mercado, escolha aquela que mais faz sentido para o seu negócio. Em outras palavras, defina bem quais processos laboratoriais e ferramentas são necessárias para garantir a digitalização deles.
Capriche nas redes sociais
Outro ponto em que a tecnologia pode contribuir para o atendimento é por meio das redes sociais. Com elas, é possível se comunicar com os pacientes a fim de atrair olhares para o seu negócio e fidelizar usuários que já o conhecem.
E tem mais! Além de criar um perfil nas diversas redes, é preciso adotar estratégias de marketing para atingir o público certo. Hoje em dia, mais importante que oferecer seu produto é conscientizar a população sobre por que ela precisa dele.
Concluímos, por fim, que o atendimento laboratorial vai além da forma como seus funcionários interagem com os pacientes. De fato, é fundamental estabelecer relações cordiais e empáticas. No entanto, ao vislumbrar além do treinamento da equipe, você pode criar importantes diferenciais para o seu negócio. É isso que vai dar destaque para ele frente aos demais, mostrando que você preza não só por resultados confiáveis, mas também pela experiência dos pacientes.
Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!