A pandemia da Covid-19 trouxe diversos desafios para os laboratórios quanto à gestão de atendimento. O aumento da demanda por exames fez com que os laboratórios se reorganizassem para suprir as necessidades dos clientes, bem como enfrentar a escassez de recursos.
Nesse contexto, os laboratórios tiveram que, mais uma vez, recorrer aos avanços tecnológicos para superar esses desafios. É o caso, por exemplo, de oferecer atendimento digital a fim de registrar pedidos dos pacientes, assim como oferecer informações úteis para enfrentar a situação da pandemia.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este artigo e conheça como superar esses desafios da pandemia e como utilizar canais digitais para realizar o atendimento aos pacientes.
Quais os principais desafios da gestão de atendimento no laboratório?
Os números da Covid-19 cresceram silenciosamente na China, em dezembro de 2019 e logo no início de 2020, já estavam abarcando outros países do mundo. Nesse contexto, os laboratórios foram fundamentais para oferecer exames de diagnóstico da Covid e de outras doenças associadas. A seguir, vamos conhecer como isso impactou a gestão de atendimento do laboratório.
Fluxo de atendimento
Com o aumento da demanda por exames, os laboratórios foram colocados em xeque quanto a sua capacidade de atendimento. Até mesmo laboratórios que já tinham um potencial para realizar atendimentos de grande volume foram surpreendidos com a alta demanda provocada pela pandemia.
Nesse sentido, foi preciso investir em divulgação e organização para garantir o bom fluxo de atendimento, onde os pacientes não precisassem esperar demais para serem atendidos. Afinal, cada minuto é importante para o bom diagnóstico e o devido encaminhamento.
Gestão de recursos
A escassez de materiais laboratoriais foi uma realidade que começou a parecer evidente quando o número crescente de exames chegou a uma quantidade exagerada. Nesse sentido, a gestão de atendimento teve que otimizar junto à gestão de recursos para explicar aos pacientes que alguns exames podem demorar ou não serem mais realizados por falta de matéria-prima.
Sendo assim, gerenciar o estoque é fundamental para garantir que não faltem os materiais. E se caso acontecer, ter a noção de quando eles podem ser repostos. Deixar seu cliente sabendo dessa situação é um sinal de credibilidade do laboratório para com seus consumidores.
Histórico do paciente
A relação de comorbidades e Covid-19 fez com que as pessoas buscassem acompanhar seus quadros clínicos. Nesse contexto, o laboratório que oferecesse um histórico do paciente atualizado e de maneira imediata conseguiria ajudar o paciente a agilizar seu diagnóstico e, também, um acompanhamento médico.
Como as canais digitais podem atender melhor os pacientes?
Outro grande desafio, durante a pandemia, para laboratório é tentar reduzir os atendimentos presenciais oferecendo inclusive visitas domiciliares para retirada de material para exames.
Foi também necessária a utilização da tecnologia para garantir um bom atendimento. Nesse sentido, os canais digitais foram e continuam sendo importantes para trazer maior segurança e agilidade, especialmente melhorar a experiência do cliente durante o atendimento feito de maneira remota.
Sendo assim, o uso do site do laboratório, bem como suas redes sociais, servem de conexão para deixar os pacientes informados a respeito da movimentação do laboratório e também acompanhar as informações a respeito da Covid-19.
Essas foram algumas informações sobre gestão de atendimento na pandemia. É importante destacar que oferecer um bom atendimento é construir a relação de confiança com paciente. Algo fundamental para que clientes se fidelize e se mantenham conectados ao laboratório durante e após a pandemia causada pelo novo coronavírus.
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