Treze minutos, segundo pesquisa realizada pela American Express e divulgada pela VoxCo, é o máximo de tempo que um cliente aguarda em fila antes de começar a introjetar uma experiência negativa, pontuada pelo tédio, irritação ou ansiedade. E uma vez estabelecida essa má percepção, é bem mais difícil revertê-la para uma experiência gratificante relacionada aos seus serviços. Por isso, investir em funcionalidades que possam reduzir o tempo de espera, ao mesmo tempo que adicionam benefícios extras à qualidade do atendimento e ao seu próprio gerenciamento da recepção, é tão importante. E vale a pena enumerar todas as vantagens da gestão de filas no laboratório, além de conhecer as soluções que a Unilab tem para oferecer. Acompanhe!
Atendimento qualificado
Encontrar um sistema de organização da fila, passa ao cliente, assim que chega ao laboratório, uma sensação de modernidade e eficiência muito benéfica para sua imagem, além de diminuir a ansiedade e contribuir para uma atmosfera tranquila e positiva na recepção, pois o cliente aguarda com mais conforto e tranquilidade. O único cuidado a observar é que essa funcionalidade esteja no horizonte de entendimento do seu público, ou seja, deve ser intuitivo e acessível inclusive para pessoas pouco familiarizadas com a digitalização, embora essa tecnologia já esteja suficientemente disseminada e não apresente obstáculos significativos ao seu uso. De qualquer forma, instrua a equipe a intervir se perceber que alguém está tendo dificuldade para emitir a senha ou visualizar sua posição em relação às chamadas.
Otimização do tempo
Na verdade, o gerenciamento digitalizado das filas funciona como um self-service para os clientes, liberando sua equipe para se ocupar integralmente de cada atendimento individual, o que por sua vez agiliza o fluxo e diminui as próprias filas, resultando em ganho de tempo para os dois lados. Ao chegar ao guichê, o cliente é atendido com toda a atenção – sem sentir-se pressionado pelos que aguardam próximos a ele, comprometendo a discrição do atendimento, e sem interrupções causadas por outros clientes. Essa atmosfera de regularidade e segurança se transmite às impressões sobre todos os demais serviços do laboratório.
Possibilidade de acessar métricas, dados relevantes e outras utilizações.
Ao utilizar gestão de filas, é possível ter acesso também a informações extras associadas ao sistema, como tempo médio de espera, tempo de atendimento, fluxo de público por horário, demanda de público por faixas preferenciais de atendimento e produtividade no atendimento, além de oportunizar a veiculação de anúncios internos e externos através do painéis eletrônicos.
Conheça o sistema Unilab de gestão de filas!
O sistema Unilab oferece soluções de gestão de filas adaptadas às suas necessidades, que contemplam alguns dos principais problemas relacionados ao assunto, como horários de pico, organização do atendimento de pacientes preferenciais e métricas do tempo de atendimento e coleta.
A botoeira exclusiva desenvolvida pelo Unilab para instalação nos totens de atendimento é conectada à impressora e computador, permitindo selecionar os pacientes entre as categorias coleta, resultados, normal e preferencial.
Com a gestão de senhas através do Unilab, é possível chamar o próximo paciente a partir da tela de atendimento, repetir a chamada ou encerrar o atendimento por senhas. Além disso, as senhas são exibidas em monitor ou TV, que contam com um recurso de narração, chamando a atenção dos pacientes e gerando acessibilidade para deficientes visuais.
Já na coleta informatizada, o acompanhamento de fila é por computador Touch Screen ou em tempo real através do Unilab, com opcional de impressão de protocolos e etiquetas.
Solicite uma demonstração clicando aqui, e saiba mais sobre esta proposta que vai fazer a diferença no seu atendimento!