A tecnologia para laboratórios vai muito além de softwares para gestão e equipamentos de análise. Ela também é uma porta de entrada para os pacientes, seja para conhecer o local, seja para adquirir serviços. Então, você precisa saber o que é multicanal e omnichannel!
Essas duas práticas ditam como será a venda de produtos e a interação com os pacientes por meio da tecnologia. Para dizer qual delas é pior ou melhor para o serviço, é preciso conhecer a fundo os hábitos dos usuários e também o perfil da empresa.
Seja qual for sua escolha, o que não vale é deixar a análise de lado. Isso porque é um grande diferencial competitivo e que pode melhorar o desempenho do negócio. Saiba mais!
Entenda o que é multicanal e omnichannel
Começando então pela multicanal, estamos falando de uma prática cuja aquisição do produto pode ser feita por diferentes canais independentes.
Um exemplo simples de entender é quando a empresa apresenta uma loja física e também um site de venda. Assim, um canal age independentemente do outro e o foco está no produto.
Já o omnichannel apresenta como foco o usuário. Embora ele também apresente diferentes canais, a grande diferença para o modelo anterior é que, aqui, existe a integração das vias.
Então, se o usuário inicia a compra no desktop, por exemplo, ele pode concluí-la por meio do aplicativo. Isso reforça que todos os canais são integrados.
Veja as diferenças entre cada estratégia
Já vimos uma diferença básica: multicanal tem foco no produto e omnichannel tem foco no usuário. Por isso, no primeiro, é preciso desenvolver estratégias específicas para cada canal. Se o perfil do paciente é utilizar mais o site, é preciso investir no site.
Por outro lado, um dos canais pode ficar negligenciado. Então, quando se trata de omnichannel, observamos maior consistência, seja pela integração dos canais, seja pela sinergia entre eles.
Outro ponto importante está relacionado com o esforço do usuário. Sem dúvidas, existe um esforço menor quando tudo está integrado. Afinal, independentemente do canal utilizado, o usuário pode continuar de onde parou.
Descubra qual a prática ideal
Não existe uma determinação específica sobre qual recurso é o melhor. Na verdade, temos que analisar qual é o melhor para a empresa naquele momento.
Um ponto muito importante a ser considerado é a infraestrutura, pois a integração dos canais exige uma boa programação e implementação. Então, analise bem se a empresa pode investir naquele momento.
Outro aspecto a ser analisado é o retorno do investimento. Quando se utiliza multicanal, o foco está no produto. Logo, as vendas podem alavancar. Já o omnichannel tem como foco o usuário. Assim, o resultado em vendas pode demorar um pouco mais.
Sabendo o que é multicanal e omnichannel, você pode analisar com os demais responsáveis pelo laboratório qual a melhor estratégia. Só não vale ficar para trás e perder destaque diante da concorrência! Não se esqueça de que ambos têm múltiplos canais, mas em omnichannel existe uma integração entre eles. Em suma, estude seus usuários e o momento da empresa para fazer a melhor escolha!
Ficou alguma dúvida? Deixe abaixo nos comentários!