Antes de tudo, uma reflexão: quais são os pontos fortes do seu laboratório e quais precisam melhorar? Bem, para responder a essas perguntas, você deve ter se baseado em algum recurso. A pesquisa de satisfação pode ser um deles!
Nem sempre o crescimento é algo que vai depender exclusivamente do gestor. Na verdade, os pacientes são grandes aliados nisso. Porém, é preciso ouvi-los para saber o que melhorar!
Ah, não vale selecionar apenas os elogios, é preciso saber ouvir e assimilar as críticas. Embora possam gerar certo receio, elas que vão direcionar para mudanças e para melhorias. Saiba mais!
Entenda o que é a pesquisa de satisfação
Existem diferentes formas de saber como está o desempenho do laboratório. Isso pode ser medido por meio de indicadores, relatórios e, claro, pela pesquisa de satisfação.
Ela representa uma maneira de saber o que o cliente pensa do serviço. Lembre-se de que, atualmente, com a grande visibilidade das redes sociais, o feedback realizado na internet tem ganhado espaço.
Por um lado, pode ser uma excelente maneira de se firmar como autoridade. Por outro, pode sair um tiro no pé com as críticas. Portanto, a melhor maneira é disponibilizar um canal que o paciente possa dar seu feedback diretamente para o laboratório.
Saiba qual a importância da prática
Claro, a grande importância da pesquisa de satisfação é melhorar o desempenho da empresa. É possível, ainda, divulgar os feedbacks positivos e analisar melhor os negativos. Assim, o que é bom ganha destaque e o que é ruim ganha melhorias.
Além disso, é uma excelente maneira de estreitar a relação com os pacientes. Eles vão perceber que cada opinião é importante e que eles também fazem parte do crescimento do local. Sentir-se inserido no negócio é uma forma de fidelizar!
É válido ressaltar que a popularidade dos produtos também pode ser avaliada. Assim, você vai saber o que tem destaque nos serviços oferecidos e, ainda, ganhar insights para desenvolver novas experiências.
Veja como criar uma pesquisa
Agora, mãos à obra! O primeiro passo é definir o objetivo da pesquisa. Seria possível identificar a qualidade do serviço prestado? Ou o intuito é avaliar o atendimento?
Antes de partir para as perguntas, é preciso conhecer seu paciente. Qual a melhor linguagem para falar com eles? E qual o melhor canal para divulgar a pesquisa. Se houver presença digital, um contato por e-mail ou formulário pode ser uma boa saída.
Por outro lado, se o usuário não for muito adepto à tecnologia, você pode tentar abordá-lo ainda no recinto, por meio de questionários de papel.
Por último, defina quantas e quais perguntas fazer. Lembre-se de não deixar muito extenso a fim de ampliar a adesão. Priorize também perguntas objetivas, sobretudo as de assinalar. Por último, evite questões abertas e subjetivas.
Viu só como é simples criar uma pesquisa de satisfação? Basta seguir nossas dicas e avaliar como está sendo a implementação. Se houver baixa adesão, avalie o que poderia melhorar na prática. Por fim, elenque quais tópicos você quer receber um feedback… Tempo de espera? Facilidade no agendamento? Rapidez na entrega? Cordialidade dos colaboradores? São diversas as opções — só não vale deixar de aplicar!
Agora, que tal saber como melhorar a experiência do usuário? Veja como reduzir o tempo de espera nos laboratórios!