Assim como qualquer empresa não sobrevive sem consumidores, um laboratório não consegue se manter sem pacientes. Logo, além de prestar um serviço de qualidade, é importante que o local saiba como manter um bom relacionamento com o cliente.
Isso inclui muito mais que cordialidade, ou seja, envolve também um conhecimento profundo sobre o público. É importante, ainda, contar com recursos que possam oferecer uma boa experiência para cada consumidor. Tudo isso contribui com o bom relacionamento a ponto de fidelizar os clientes e tornar-se referência frente aos demais estabelecimentos. Continue a leitura e saiba mais!
A importância de um bom relacionamento
A grande vantagem de um bom relacionamento com o cliente é a fidelização. Isso não quer dizer apenas manter os consumidores que já conhecem o local — é também atrair novos!
Uma vez que o usuário do serviço está satisfeito, as chances de ele recomendar para outras pessoas aumentam. Assim, a reputação do laboratório ganha cada vez mais destaque no cenário da saúde.
Como melhorar o relacionamento com o cliente
Ser referência no mercado é o sonho de todo gestor. Então, confira as dicas de como melhorar a relação com os clientes!
1. Conheça seu público
Existem diversos fatores que podem influenciar no relacionamento com o cliente. Faixa etária, grau de escolaridade, canais de atendimento, exames mais realizados… Assim, conhecer o perfil do público atendido vai ajudar no planejamento de medidas capazes de fortalecer o vínculo.
2. Atenda com rapidez
Sabemos que alguns exames demoram um pouco mais para que a análise esteja pronta. Porém, há várias maneiras de agilizar o atendimento ao cliente, o que vai contribuir com a boa relação. Lembre-se de manter sempre a equipe bem capacitada para as solucionar as demandas!
3. Tenha empatia
Não trate este tópico como um clichê, mas como uma prioridade. A área da saúde é complexa e delicada, e as pessoas procuram por atendimento para solucionar as mais diversas queixas. Portanto, planeje bem o atendimento e o fluxo de pacientes, a fim de não causar maior estresse no âmbito dos exames.
As melhores práticas para implantar as medidas
Demos dicas valiosas de como melhorar a relação com os pacientes, mas você já sabe como dar o primeiro passo? Bem, o primeiro deles é viabilizar canais de atendimento. Você pode utilizar aplicativos, redes sociais e até a tradicional linha telefônica.
O que não vale é deixar o cliente desamparado. Além disso, procure medidas para alcançar um melhor fluxo. Em outras palavras, agilize o atendimento, facilite a entrega de laudos e viabilize um setor rápido para sanar dúvidas frequentes.
Por último, não se esqueça da capacitação da equipe. A tecnologia do laboratório tem seu papel de destaque, mas não negligencie um bom atendimento feito pelos colaboradores.
Anotou nossas dicas para um bom relacionamento com o cliente? Os usuários são os grandes responsáveis pelo sucesso do negócio e todas as ações devem ser focadas em oferecer um melhor atendimento. Então, tecnologia avançada e humanização dos processos são as premissas básicas para que o laboratório permaneça no caminho rumo ao sucesso.
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