Controlar o tempo de atendimento é um dos maiores desafios que laboratórios de análises clínicas podem enfrentar. Isso porque facilmente o paciente pode ficar insatisfeito e até desistir de realizar um exame se considerar tudo demorado.
Para evitar esses e outros problemas é fundamental que laboratório crie um controle do tempo de atendimento. Essa é uma estratégia que fornece dados muito relevantes ao gestor do laboratório, especialmente para administrar a capacidade diária de fluxo de pacientes.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça dicas para controlar o tempo de atendimento. Também, confira quais são os benefícios dessa gestão para o laboratório!
Como realizar o controle do tempo de atendimento?
Verificar quais são os padrões do fluxo de atendimento por horários do dia é uma das maneiras de estipular o tempo de atendimento ideal. Veremos a seguir mais detalhes sobre essa e outras etapas necessárias.
Controle a capacidade de atendimento
Analisar o histórico dos atendimentos e os picos diários é uma maneira de auxiliar na prevenção de demandas não atendidas e planejar a capacidade necessária para atender de forma eficiente. Nesse sentido, é preciso que o gestor de laboratório de análises clínicas crie mecanismos para controlar o fluxo de pacientes e também de funcionários.
Uma maneira de fazer isso é por meio da análise de dados com objetivo de buscar tendências e identificar quais são as possíveis restrições de capacidade. Quando laboratório começa a verificar quais são os limites de atendimento é possível realizar mudanças para alinhar as demandas, sem sobrecarregar a equipe e, ao mesmo tempo, manter os clientes satisfeitos.
Use a tecnologia para melhorar o tempo de atendimento
O tempo de atendimento pode ser mais bem controlado quando o laboratório de análises clínicas utiliza ferramentas adequadas para realizar esse tipo de medição. É fundamental adotar um software especializado, capaz de se integrar ao sistema interno e atualizar dados em tempo real, garantindo que o fluxo de atendimento seja readequado de acordo com a demanda.
Defina um fluxo de pacientes adequado
Uma variável diretamente ligada ao tempo de atendimento é o fluxo de pacientes. Essa variável estipula a quantidade de pacientes, de acordo com determinado tempo e setor do laboratório.
Por meio dele, é possível, por exemplo, prever o tempo que um paciente gasta para ser atendido em cada área. Com a utilização da análise dos dados sobre o atendimento, o laboratório pode verificar qual é o fluxo de pacientes ideal em cada momento de sua rotina diária.
Quais os benefícios de controlar o tempo de atendimento?
Por meio do controle do tempo de atendimento, é possível tornar os serviços mais eficazes e rápidos. Além disso, dá para organizar uma escala de funcionários de maneira mais eficiente e identificar previamente problemas no atendimento. Veja mais benefícios a seguir.
Otimiza o trabalho da equipe de atendimento
Em momentos onde há um elevado volume de pacientes no laboratório é comum que a equipe de atendimento se sinta pressionada. Como resultado disso, a qualidade do serviço prestado pode cair, pois há certo compromisso reduzir a fila de pacientes.
Sendo assim, quando o laboratório faz o controle de tempo de atendimento, ele consegue fazer a equipe de trabalho se organizar melhor. O resultado disso é uma equipe que mantém o atendimento de qualidade e consegue criar diretrizes para situações de alta demanda.
Permitir que seja cumprido o atendimento humanizado
O controle do tempo de atendimento é também uma maneira de viabilizar o atendimento humanizado, possibilitando que o paciente espere o menor tempo possível e tenha sua condição de saúde respeitada. Esse é o caso de pessoas com dores ou que precisem de agilidade nos resultados dos exames para dar início ao seu tratamento.
Aumento dá satisfação do cliente
Como dissemos acima, muitas vezes o paciente enfrenta situações complicadas no momento em que chega ao laboratório, e o tempo de atendimento é a pedra de toque para verificar se o atendimento foi satisfatório. Nesse sentido, quando o paciente já conhece qual é o tempo para que sua demanda seja atendida, ele se sente mais confortável, seguro e, com isso, tende a se fidelizar ao laboratório.
Essas foram algumas informações sobre tempo de atendimento em laboratório. É importante destacar que organização é a chave para resolver qualquer problema com a prestação dos serviços. Sendo assim, é fundamental ter estratégias bem definidas e garantir que o tempo de espera do paciente seja condizente com as necessidades dos exames.
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