A gestão laboratorial pode ser muito desafiadora para os responsáveis pelo local. Lidar com faturamento, agendamentos e compra de insumos são tarefas complexas que exigem maestria. Neste post, você vai conhecer os principais erros na gestão de estoque.
Mas será que isso realmente causa algum problema? Sim, essas falhas podem prejudicar diretamente a relação com seus pacientes, bem como causar graves prejuízos financeiros. Sem pacientes e com um saldo negativo, fica difícil manter-se no mercado.
Por esse motivo, é preciso ter atenção a 4 aspectos que podem fazer toda a diferença, sem exigir grandes investimentos. Confira, abaixo!
1. Faltar produtos no estoque
Imagine o seguinte cenário: o paciente vai realizar um procedimento e falta o básico para tal. Agulhas, gazes, seringas ou mesmo materiais para análise… sem isso, torna-se inviável o serviço.
Logo, a única alternativa seria reagendar o horário, sob o risco de o paciente perder seguimento. Por outro lado, é possível comprar a demanda com urgência. Neste caso, certamente os preços serão mais altos em razão da necessidade de prontidão.
Nessa perspectiva, é um grande erro deixar faltar material no estoque.
2. Comprar além do necessário
Se é tão complicado faltar material no estoque, a solução seria comprar em excesso para que nunca falte, certo? Errado! Na área da saúde, muitos produtos apresentam prazo de validade curto, que podem variar após abertura do recipiente.
Pensando nisso, o ideal é ter em mente a quantidade média necessária de cada material. Muitos deles saem em grande quantidade e são relativamente baratos. Já outros, são menos utilizados e apresentam preço elevado.
É aí que o gestor deve atentar para fazer o pedido.
3. Manter fornecedores desatualizados
Falando em pedido, mantenha seus fornecedores sempre atualizados! Isso significa fazer orçamentos periódicos até com empresas concorrentes, uma vez que podem surgir promoções que façam valer a pena a compra naquele momento.
De fato, não se pode analisar apenas preço, mas também qualidade. Por isso, invista um tempinho para checar o custo-benefício das opções do mercado e evite cair no comodismo de solicitar sempre no mesmo local.
4. Não contar com um software de gestão
Por fim, vamos citar um dos investimentos fundamentais no controle de estoque: um software de gestão! Por meio dele, a gestão fica muito mais prática. Com poucos cliques, você confere o que tem e quanto tem ainda no estoque.
O Unilab é um sistema de gerenciamento para laboratórios que contribui para manter seu estoque organizado. Todos os insumos necessários para coleta e análise de amostras podem ser conferidos, e isso evita surpresas negativas no dia a dia.
Vimos, acima, os principais erros na gestão de estoque. De modo geral, englobam problemas básicos, mas que podem causar grande prejuízo financeiro para o negócio. Vale a pena que o gestor faça uma análise crítica sobre outros aspectos envolvidos na compra dos produtos e, assim, fique cada vez mais próximo da gestão ideal. Na dúvida, lembre-se de que o Unilab é um grande parceiro para o gestor!
Por isso, entre em contato conosco e venha conhecer nossas soluções!