Otimizar processos, melhorar a produtividade e maximizar a eficiência: essas são as expressões que sintetizam os motivos pelos quais você deve investir em ferramentas de gestão e automação para seu laboratório, pois a nova era não perdoa atrasos e ineficiência. Por isso, toda aquisição de tecnologia representa um investimento importante para o crescimento do negócio.
Porém, vale ressaltar que a escolha deve ser precisa. Caso contrário, haverá mais prejuízos do que lucros. Então, que tal descobrir 5 dicas imperdíveis para escolher seu sistema de gestão financeira? Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.
1. Avalie os serviços oferecidos
Os sistemas de gestão financeira não são iguais. Cada empresa gera determinados serviços e aplicações que podem ser implementadas. Por isso, é importante que você verifique todas as funcionalidades disponíveis.
Nem sempre o melhor sistema é aquele que oferece o maior número de possibilidades. Muitas das funções disponibilizadas podem não fazer sentido dentro da realidade da sua empresa, o que representaria custos desnecessários.
Assim, pesquise quais sistemas têm as funcionalidades que você deseja ou que permitem a customização necessária para se adequar à cultura da empresa para que os resultados sejam potencializados.
2. Veja as atualizações
Outro ponto importante é verificar se a empresa disponibiliza atualizações do sistema constantemente. Principalmente os que trabalham com questões financeiras estão extremamente sujeitos a ataques de cibercriminosos, que pretendem utilizar as informações ali contidas para fraudes financeiras.
Por exemplo, um sistema conectado ao Internet Banking pode ser fraudado para realizar uma transferência para uma conta suspeita, ou dados de cartões de créditos de clientes serem roubados para realizar compras. Com isso, é necessário que as brechas de segurança sejam constantemente removidas.
Quando uma empresa responsável pelo sistema oferece atualizações constantes, demonstra que ela se importa com a segurança dos dados que ali circulam. Além disso, as modificações permitem corrigir bugs e falhas que possam atrapalhar o uso do sistema e trazer novas ferramentas úteis para as rotinas financeiras do seu negócio.
3. Confira a opinião de outros usuários do sistema
Uma forma de avaliar se o sistema realmente terá um impacto positivo em sua empresa é verificando a opinião de outros usuários do mesmo sistema. Se, por exemplo, outros clientes afirmam que há uma usabilidade positiva, que atenda aos requisitos solicitados, com fácil comunicação com a contratada, pode ser um sinal de que valha a pena a aquisição.
Portanto, entre em contato, peça opiniões para os funcionários que utilizam o sistema no dia a dia e avalie se, diante do relato, vale a pena a contratação.
4. Analise se há diversas funções em um mesmo sistema
Se você está investindo em um sistema de gestão financeira para sua empresa, é sinal de que deseja melhorar as rotinas internas por meio de automação, não é mesmo? Ou seja, precisa de funções contidas em diversos sistemas diferentes.
Porém, é muito mais interessante economizar e ter todos os recursos unificados em um único software, certo? Além de diminuir os gastos com aquisição, também é possível reduzir o tempo envolvido na tarefa de repassar informações entre sistemas, já que é preciso realizar um registro único.
5. Verifique a credibilidade da marca responsável pelo sistema
A empresa responsável pelo software precisa ter credibilidade no mercado. Afinal, seu negócio estará vinculado a ela enquanto utilizar o sistema de gestão financeira.
Pense, por exemplo, em algum tipo de bug que possa ocorrer no uso do software. Caso a empresa não seja responsável e ética, poderá deixá-lo sem resposta perante o problema e prejudicar o andamento financeiro do seu negócio com o software parado.
Um sistema de gestão financeira pode afetar positivamente a produtividade da sua empresa. Porém, isso só ocorrerá se a escolha do software for bem-feita. Caso contrário, o investimento poderá resultar em prejuízo.
Tem interesse nesse tipo de produto? Então entre em contato conosco, conheça o Unilab e saiba mais sobre os benefícios dele para as empresas da área de laboratórios.