Um dos desafios do dia a dia de um laboratório é manter o faturamento adequado. Afinal, qual negócio se mantém diante de inconsistências no caixa? Por isso, é fundamental um olhar atento para as glosas em laboratórios.
De modo geral, elas retratam o pior cenário entre o estabelecimento de saúde e os convênios. Em outras palavras, são ameaças que envolvem falhas na comunicação de ambas as partes. E aqui, não cabe apenas o olhar do gestor. Requer atenção de todos!
Sendo assim, já vamos dar duas dicas valiosas: capacitação dos funcionários e padronização de processos. E como elas podem ajudar? Você vai descobrir agora!
Entenda o que são glosas laboratoriais
As glosas em laboratórios representam aqueles faturamentos que foram recusados pelo convênio, o que pode ter acontecido por diversos motivos. Entre eles, os erros de digitação, o descuido com prazos e as falhas na documentação merecem destaque.
Como você pode perceber, são problemas relativamente simples, que muitas vezes representam o descuido por parte do laboratório. O problema é que qualquer desencontro de informações pode resultar em uma glosa, e o grande prejudicado será o próprio estabelecimento.
Por esse motivo, é interessante buscar compreender quais as falhas mais comuns. Consequentemente, cabe ao gestor encontrar soluções para reduzir a ocorrência delas, mas sem esquecer que é um trabalho em equipe.
Veja quais os principais tipos de glosas
De modo geral, as glosas são divididas em três tipos. Veja a seguir!
Glosa administrativa
Aqui, as inconsistências são mais voltadas para o aspecto operacional. Basicamente, são falhas inerentes dos trabalhos manuais, como erros de digitação, falta de informações, preenchimento inadequado de documentos, entre outras.
Glosa técnica
Representa os procedimentos que foram contestados ou que geraram algum tipo de dúvida. Sendo assim, precisam ser avaliados por um auditor técnico que vai interpretar a situação. Tais glosas podem ocorrer por descrições incompletas de prontuário, por exemplo.
Glosa linear
Por fim, a glosa linear retrata as situações nas quais os procedimentos ou materiais utilizados não se enquadram nos serviços prestados. Geralmente, ocorrem quando é necessário usar um produto ou equipamento diferente do habitual.
Saiba como evitar glosas em laboratórios
O próximo passo é entender como evitar os tipos de glosa apresentados. Você se lembra das duas dicas do começo? Padronização e automatização. A primeira diminui o risco de que algo esteja fora do padrão adequado para contemplar as burocracias.
Já a segunda tem como objetivo minimizar o risco de falhas manuais. Assim, é possível determinar os campos de preenchimento de forma automática, além de poder buscar informações em prontuários digitais.
Por fim, de nada adianta a melhor tecnologia se os colaboradores não estiverem aptos para utilizá-la. Portanto, capriche no treinamento das equipes, incluindo conceitos como dupla checagem de informações.
Com os cuidados acima, a tendência é reduzir as glosas em laboratórios. Como consequência, o faturamento do laboratório permanecerá adequado, sem atritos com as operadoras de saúde e sem queixas para os pacientes. Vale destacar que a automatização de tarefas contribui não apenas para redução de glosas, mas também para maior praticidade, produtividade e segurança dos processos locais.
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