A gestão de qualquer empreendimento deve ter atenção constante com a alta das despesas. Descobrir como reduzir custos não é uma tarefa fácil e simboliza um dos grandes desafios de quem gerencia um negócio, pois requer revisão constante dos processos e medidas pontuais para torná-los eficientes, aproveitando ao máximo os recursos.
Nesse cenário, um software de gestão é a saída para que o laboratório obtenha um desempenho satisfatório, enxugando custos ao aprimorar os procedimentos. A seguir apresentaremos as principais formas nas quais o programa especializado atua entregando o corte de custos: venha conosco e descubra quais são elas!
Otimização do tempo
O programa organiza a rotina de profissionais — médicos, bioquímicos, atendentes etc. — e pacientes. Com prontuários eletrônicos e comunicação automatizada, o tempo que se gastava antes com essas demandas pode ser aplicado em outras tarefas mais produtivas e importantes.
Quando o paciente consegue suas informações online, seja de resultados de exames seja referentes às consultas, o laboratório corta despesas com comunicação, já que não vai precisar ligar confirmando nem desmarcando nada.
Ao otimizar o tempo, o laboratório pode atender mais pacientes, entregar dentro dos prazos e ser mais indicado por médicos. Ações como essas, capazes de aumentar a competitividade da clínica, dão poder de barganha em relação a fornecedores, por exemplo.
Acompanhamento do estoque
Além de auxiliar na economia de materiais do escritório, informatizar o estoque é a chave para manter o trabalho do laboratório em ordem. As etapas da análise exigem utensílios e produtos diferentes, bem como a manutenção dos equipamentos.
Um sistema mantém todos esses aspectos acessíveis e com visualização dinâmica. Assim, a gestão sabe a exata necessidade de reposição e a quantidade necessária de compras sem o risco de estocar demais ― deixando o dinheiro parado ou, nos piores casos, perdendo materiais por vencimento ― ou de menos ― a ponto de não ter quando precisar usá-los para dar continuidade aos trabalhos.
Potencialização da produtividade
Erros e retrabalhos, além de atrapalharem a rotina da clínica, desperdiçam o recurso tempo e tornam as análises onerosas. Quando o laboratório utiliza um bom software de gestão, os dados ficam todos centralizados, estando disponíveis em tempo real para o profissional responsável.
Dessa forma, as informações são alinhadas e sempre atualizadas. A automatização tira a função repetitiva dos colaboradores, tornando-os mais produtivos. Assim, há menos erros e os retrabalhos diminuem, cortando os custos com correções e refação de procedimentos.
Controle das finanças
A gestão financeira do laboratório não pode ser uma dor de cabeça. Para manter os custos em ordem, primeiramente, você precisa saber onde eles estão e qual é a parcela que cada item representa no faturamento. Para obter essa compreensão, é fundamental que um sistema atue organizando as informações.
Não adianta pensar em como cortar custos se você não tem total controle das entradas e saídas do laboratório. Além de categorizar os lançamentos e integrar os setores às finanças ― sincronizando dados de pagamento automaticamente ―, um bom software colabora para que a visualização das contas a pagar e a receber seja simplificada.
Reduzir custos em uma clínica se torna uma tarefa muito mais simples com a ajuda de um software de gestão, já que ele é capaz de otimizar o tempo dos gestores e colaboradores, acompanhar o estoque, aumentar a produtividade e, ainda, auxiliar no controle das finanças. Por isso, adotar um sistema de gestão para clínicas é uma excelente escolha para alavancar o crescimento do seu negócio.
Mas para que a dinâmica do sistema de gestão realmente forneça bases para análises e tomada de decisão, é preciso escolher um programa de ponta, que seja especialista no negócio. Você está no lugar certo: conheça o Unilab e aproveite todos esses recursos!