Por acaso, seu laboratório enfrenta o problema de faturamento de convênios recusado? Esse tipo de adversidade deve ser contornada, na medida em que a saúde financeira do laboratório está também vinculada ao faturamento de convênios. A falta de controle dessas faturas faz com que haja atraso dos recebimentos e, dependendo da quantidade, pode fazer com que as finanças do laboratório sejam comprometidas.
Para evitar esse tipo de situação, é preciso considerar alguns aspectos. Por exemplo, é necessário entender como acontece o processo de pagamento de convênio. Além disso, convém realizar o controle diário das informações, evitar glosas e buscar ajuda da tecnologia, adotando um sistema de gestão.
Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça 5 dicas para realizar o faturamento de convênios de maneira correta!
1. Compreenda como acontece o processo de pagamento de convênios
A primeira etapa para fazer o faturamento de convênios de maneira correta é entender esse procedimento. É importante que toda a equipe que vai trabalhar com essa tarefa seja treinada e obtenha material adequado. Assim, evita-se qualquer erro durante o faturamento e reduz-se as chances de problemas ocorrerem.
2. Mantenha as informações organizadas
Se os dados do laboratório estiverem desorganizados, vai ser difícil ter as informações necessárias para solicitar o faturamento de convênios. Por isso é fundamental ter informações atualizadas e devidamente anotadas a respeito de pacientes, consultas, tipos de atendimento e fluxo de caixa.
Com essas informações, é preciso ter visão geral do todo para que a equipe não perca tempo com retrabalho corrigindo dados.
3. Realize o faturamento mensal
Faturamento mensal diz respeito a um balanço do mês que já passou, mas também é a previsão do que está disponível para ser gasto no mês seguinte. Por isso é importante ter registrado corretamente as contas a pagar e a receber que devem ser monitoradas periodicamente.
Nessas contas deve entrar a quantidade de atendimentos feitos por convênio. Esses dados podem ser organizados em uma planilha, auxiliando na análise mensal dos gastos e receitas.
4. Evite glosas
O termo glosa diz respeito a informações divergentes que causam a recusa do faturamento de convênios. Na prática, a glosa requer que o laboratório refaça análise de dados enviados. Isso demanda tempo e muito detalhamento para verificar onde está o erro.
Nesse sentido, para evitar glosas, é crucial ter uma equipe treinada ou selecionar apenas um colaborador para realizar esse tipo de atividade. Assim, ele vai se manter atento a essa tarefa, evitando acúmulo de funções que podem distraí-lo.
5. Adote soluções tecnológicas para faturamento de convênios
Todo processo dentro do laboratório pode ficar mais ágil e seguro com uso de tecnologias. Isso porque elas são pensadas especialmente para o ambiente laboratorial e podem, de fato, evitar erros.
Ao adotar um software, o trabalho feito de maneira manual é reduzido e há menos falhas humanas, diminuindo o retrabalho. O sistema trabalha de forma inteligente, organiza as informações e faz o controle de todas as suas faturas. Assim, torna-se possível enviar as informações de maneira mais rápida e obter sucesso nesse procedimento.
Essas foram algumas informações sobre faturamento de convênios. Ao buscar novas tecnologias para o laboratório, é fundamental procurar empresas especializadas nesse nicho. Dessa forma, será possível contratar softwares devidamente pensados para o laboratório e alcançar os resultados desejados mais rapidamente.
Como o seu laboratório tem avaliado o faturamento de convênios? Deixe seu comentário no post!